….E assim reza a lenda: …” Usando um “picão” o Prefeito Aloisio, libera o “Beco Ruy Barbosa” e dá passagem a população do “Corredor do Céu”…
Antes disso, entenda:
Picaretagem: “…Expediente próprio de picareta (‘pessoa aproveitadora’); ação ardilosa, moralmente condenável, para a obtenção de compensações ou favores”…
Picareta: …“Instrumento que consiste em uma peça de ferro com duas pontas aguçadas, que se prende a um cabo ger. de madeira e serve para escavar a terra, arrancar pedras etc.; picão”… (Segundo o Dicionário Online Oxford).
Algo de extraordinário teria que acontecer neste memorável dia de “Menotti e Fabiano”, uma dupla sertaneja contratada para abrilhantar uma das mais tradicionais festas nordestinas: o São João! Onde se esperava o forró pé de serra, que seja o universitário ou até mesmo o “primário” e quem sabe o “não alfabetizado”, aquele do trio: zabumba, sanfona e triângulo!…
Voltando as picaretadas e fechamento de algumas ruas que dão acesso a Praça do Forró, após “organismos” não identificados e não responsabilizados, fecharam diversas vias de acesso, entre elas, a causadora da polémica, trecho da Rua Rui Barbosa, “um beco” que liga a Praça da Feira à Praça da Matriz, toda sua extensão foi fechada de “tapumes” (tábuas de madeira/maderite), como visto nas imagens do vídeo do portal Macaubense Life. O fechamento de algumas vias, se deu para “direcionar” o público para as “entradas oficiais” onde tinha um “suposto aparato” de segurança, onde policiais militares faziam uma “espécie” de revista com detector de metais, o fato é que somente homens eram vistoriados, as mulheres eram liberadas, bem como a ação não durou toda noite (fato é que se apenas uma pessoa ARMADA tivesse sido impedida de entrar na praça já valeria a pena), mas a questão não é apenas de segurança, envolve ai o “meu, o seu direito de IR e VIR” – além do “veneno político e da politicagem” que um fato deste desperta.
Logo, logo, no meio da tarde de quinta-feira (22), as redes sociais já estavam contaminadas com as imagens de algumas ruas fechadas, certamente foi uma ação da própria prefeitura, a qual ainda não se manifestou, sim ou não, isso mostra o “grau” de comunicação entre os organizadores da festa, lembrando que falhas acontecem, mais o inusitado da noite, foi a resposta dada pelo gestor municipal, (segundo informações das redes sociais do Portal Macaubense Life … (VEJA AQUI) e (AQUI) isso segundo imagens que rolam na internet e grupos de aplicativos, onde é mostrado o Prefeito Aloisio, usando uma ferramenta mais conhecida como “picareta” e já em outras regiões como “picão” … E assim reza a lenda: …” Usando um “picão” o Prefeito Aloisio, libera o “Beco Ruy Barbosa” e dá passagem a população do Corredor do Céu”…
Aloisio é do tipo: “põe a mão na massa” e essa massa independentemente de ser “cimento com areia, uma enxada ou um enxadão, e mais independe de ser uma picareta ou um picão! Fato é que a via foi liberada e o exercício de “ir e vir”… “vir e ir”, ou seja do “vai e volta” – após aclamação de populares foi atendida! Quanto a “blitz” da PM, válida também, é uma ação necessária! E quanto a população que tem que “dar a volta” no quarteirão para adentrar na Praça do Forró”, bem – “puder dar a vota” que dê e quem não tiver a disposição, que “grite”, que “gema” – como foi feito! E quanto aqueles que acham certo ou errado? Também tá tudo certo! Que chorem, que esperneiam, no final todos “relaxam e goram” a festa que tava show!
P.S. Se a ideia foi fazer “marketing” de ideias, ideais, pensamentos, populismo ou popularidade, etc e tal… A iniciativa deu certo!
Nas redes sociais o público ficou dividido, como é esperado, veja os posts e comentários de alguns:
O blog não consegui manter contato com a organização dos festejos juninos, com a PM nem com a gestão municipal, no entanto, espaço fica aberto para interessados!
Post editado/revisado às 11h48 minutos do mesmo dia.