Prevista para ser finalizada em 2021, o maior Posto de Saúde da Família (PSF), “um verdadeiro mini hospital”, do município de Macaúbas, localizado na comunidade de São João, a qual faz divisa com o município de Botuporã, esta unidade se estivesse pronta atenderia outras comunidades, assistindo mais de três mil pessoas na região. A obra foi iniciada no governo do ex-prefeito Amélio Costa Jr… Segundo o vereador Valmir do Enxu, os recursos são do governo do estado, adquiridos através de sua agencia de fomento Desenbahia, com contrapartida do município, informa ainda o vereador, que recursos foram empenhados e deixados em conta para sua conclusão, a qual, se encontra em fase de acabamento.
O vereador, cedeu ao blog imagens e o contrato público de construção da obra, Valmir tem usado a Tribuna Livre da Câmara para denunciar este descaso com a saúde pública no município, segundo palavras do vereador. O blog, após ter recebido as informações, manteve contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Macaúbas no dia 16 de fevereiro, a qual, disse que a Secretaria de Obras e Infraestrutura daria retorno ao nosso contato e explicaria a real situação da obra. Até o momento, a redação do blog não obteve retorno do Chefe da Pasta da Secretaria de Obras, Sr. Salvador Jr.
O governo Rebonato em seus discursos sempre manteve a saúde em patamares de prioridade, no entanto, a pasta vem sofrendo críticas tanto da situação como da oposição, tendo passado pela pasta em apenas 2 anos, quatro secretárias, uma das delas, não ficou mais que 60 dias. A crise na saúde de Macaúbas, tem outros capítulos… Este do PSF do São João, obriga a população local a migrar para outros municípios vizinhos, este problema é identificado também em outras regiões fronteiriças, a despeito da região que faz divisa com municípios de Boquira, Caturama e Tanque Novo – situações estas que levaram o município a perder territórios, população e em consequência disso, recursos públicos/verbas! E com a redução, que se acha certa, da população por razões diversas, entre elas, segundo alegações de ressecadores, por falta de apoio e incentivo do poder público, Macaúbas terá perdas de receitas de repasses governamentais, que podem comprometer suas financias, que já não são uma das melhores!
Mesmo tendo o silêncio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, o blog, abre espaço para que a mesma possa dar retorno a comunidade a respeito das alegações prestadas pelo vereador Valmir do Enxu.
Abaixo contrato da obra cedido pelo vereador Valmir do Enxu:
Clique aqui e tenha acesso a integra ao contrato de construção do PSF de São João .