Com o pedido de renúncia, por motivos particulares, do vereador Roberto Cleber Oliveira Rego (PSD), mais conhecido por Clebinho Keke, abrindo vaga para o suplente de vereador Valter Silva Costa (PSD), o Valtão de Nega. A posse foi realizada nesta sexta feira, 03. na Câmara Municipal de Macaúbas, a qual contou com alguns vereadores, o ex-prefeito Amelinho, familiares e amigos do novo parlamentar.
Valtão, que se recupera de um problema de saúde, o qual já está sob controle, deve participar da próxima reunião, agendada para quinta feira, 09 de fevereiro. Com isso, o grupo oposicionista em Macaúbas, assume um papel de protagonista na Câmara Municipal, tendo mais de 80% das cadeiras ocupadas.
Segundo informações, os vereadores não devem fazer uma oposição acirrada ao Executivo, devendo aprovar projetos de lei de interesse do município. Em relação a fiscalização, as câmaras municipais, principalmente de pequenas cidades, historicamente são deficitárias, bem como os demais setores da sociedade… Na verdade, o que mais se ver, são “apenas” discursos nas tribunas, e morre ai! Uma ação efetiva de representação junto ao Ministério Público, é rara, bem como outras ações de fiscalização junto aos tribunais e outros órgãos de controle, tanto interno, quanto externo. A qualidade institucional dos legislativos a nível nacional, principalmente no interior, o qual boa parte é desprovida de boa assessoria e até conhecimento técnico, e “amarrações” políticas, parecem ser o maior entrave do sistema!