Blog do Alécio Brandão

(ON/OFF?!…) PARA O CITADINO, A PREFEÊNCIA É "PIZZA" EM VEZ DO "STROGONOFF"!



“Macauba”, plantada por grupo de jovens, ao lado da Matriz:
Símbolos de Macaúbas… Sua Origem, Fé e Esperança!



22 de abril…
Hoje, nosso blog fez 30 dias “no ar”, com mais de três mil acessos, vem provocando algumas polêmicas, opiniões, “dando uma nova visão” do que seja cidadania e a responsabilidade do cidadão (aquele que têm consciência dos seus deveres e direitos) é politizado… (Dic. Aurélio: “1- Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado”)… Diferente do “citadino”, (Dic. Aurélio: “que, ou aquele que habita cidade.”)  simplesmente “morador”;  os que  estão em estado “off”… Nem sempre podemos exercer nossa cidadania plena por razões diversas: “medo, coação, acomodação, falta de informação,  “oportunismo”, auto proteção ou para “proteger protegidos”,  “corrupção moral entre outras”… Em fim, ninguém quer ser “esquartejado”, nem que  tire-lhe “os dentes”… Um provérbio: “Deus, deu ao homem uma boca e duas orelhas para que possa ouvir duas vezes mais do que falar”. Não desobedeço, não falo nada, escrevo pouco e mostro algumas imagens, sobre isso Deus não fez nenhuma referência, ou seja, estou absolvido, sou inocente! Sabemos que nem todo mundo gosta de “strogonoff”, a preferência é realmente a “pizza”, apesar de ambas não serem comidas típicas brasileiras!



Fruto da Palmeira Macauba, casca não muito resistente, circunferência perfeita, polpa ou castanha branca, é oleosa: não sei seu sabor, cheiro ou se é comestível!
Do seu fruto, ritira-se óleo que pode ser materia prima para o biodisel.
Que versatilidade e beleza da palmeira Macauba, que inspire a Macaúbas,  seu espírito de “Boa-caúbas”, e seus bons macaubenses… (Os natos, os importados, os de coração, os por opção… Os cidadãos, os citadinos e os da zona rural)

Mudas retiradas da nascente do Coité, por um grupo de cinco jovens, foram plantadas dez exemplares, hoje, contamos com apenas meia dúzia.



Estas são as palmeiras  na Praça da Matriz, ao lado da Igreja Catálica; iniciativa de um grupo de jovens: Helivelto Lima, Márcio Cardoso, Moacir Santos, José Batista Mota (Motinha), Pedro Amaral(Caixinha)  e  Renero Magalhães (Renerinho), no início da “década 90”. Deveriam ter uma proteção legal, através de Decreto do Executivo ou iniciativa do Legislaltivo, fica a dica.

error: Conteúdo Protegido !!