Blog do Alécio Brandão

(ON…) "NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA?" INICIATIVA PIONEIRA SALVA PARTE DA HISTÓRIA.

Esta cerca de pedra fica na estrda que dá acesso ao povoado do Pajéu,
 zona rural de Macaúbas.

Mesma cerca vista de outro ângulo..

Iniciativa pioneira de um agricultor, proprietário de terras que ficam na lateral da estrada que dá acesso ao povoado de Pajeú, nas proximidades da comunidade de Queimadas. Uma bela cerca de pedras foi totalmente recuperada, ela têm de base quase um metro de largura, tendo um metro e dez centimentos de altura, sobe afunilando até chegar a oitenta centímetros em sua parte superior, sua extensão chega a quase duzentos metros, cercando um curral.
 Nota: Nota-se a frente que o construtor da cerca fez uma curva para poupar árvores…



Esta é uma  sequência da anterior, mantem-se em pé há séculos…



Esta outra completa a anterior, sendo uma das laterais internas do curral, sua extensão segundo informações de um morador do local, tem mais de mil metros, indo até ao “pé da serra” (localidade denominada de Mata), toda bem conservada, ela divide duas propriedades.



Ao longo da estrada que dá acesso ao Pajeu, do seu lado direito (sentido ida),
quilômetros destas cercas…
Aqui uma situação curiosa, nota-se ao longo da estrada que algumas árvores é que dão sustentação a cerca, nota-se também que muitas destas árvores foram sacrificadas pelas máquinas que dão manutenção a estrada, há situação que as máquinas destroem as cercas quando tiram o barranco que dá sustentação a elas, veja mais imagens…

 

Há ainda algumas centenas de metros de cerca em bom estado, mas boa parte delas correm risco, pois o barranco que dá sustentação tem pouco mais de dez centímetros, uma forte chuva pode destruir uma das mais belas paisagens…

Por falta do barranco: pedras rolaram… Algumas centenas de anos e muitos esforços…



Roteiro turistico:

O município de Macaúbas tem-se esforçado para ser incluso no Roteiro Turístico Oficial da Bahia, através da Bahiatursa; antes de entrar neste roteiro oficial tem que mostrar o que tem  pra mostrar… Mas, com que se é mostrado, fica difícil…

A mesma imagem vista de outro ângulo…
Aqui a árvore sustenta toneladas de pedra… Um sacrifício, algum voluntário se habilita? Dê um passo à frente! Engano nosso, atitudes contrárias mostra que estamos dando centenas de passos largos para trás… Aqui dupla degradação: a cerca e árvores… Acerca deste assunto não há uma atitude de nenhuma entidade ou órgão do Poder Público… Ou dos proprietários dos terrenos… Exceto algumas exceções como mostrado no início.

error: Conteúdo Protegido !!