Blog do Alécio Brandão

Compra da vacina Sputnik V, teve ajuda do ex-presidente Lula. Bahia ficará com 9,7 milhões de doses.

Enquanto o governo federal deixou de compra em julho mais de 70 milhões de doses da Pfizer, as quais já poderiam está imunizando 35 milhões de brasileiros, além do mais a pedra que é o governo federal no combate a pandemia. E nesta contramão, o ex-presidente Lula, que deverá ser um dos fortes concorrentes nas eleições de 2022, usando sua influência junto a Rússia, colaborou na compra de 37 milhões de doses, compra esta feita pelo Consórcio de Governadores do Nordeste, veja informações com mais detalhes.

Lula faz “ponte” para compra de vacina.

 

Segundo nota do portal Uol Notícias, …”Há pouco mais de três meses, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma reunião sobre aquisição de vacinas Sputnik V com Kirill Dmitriev, diretor do Fundo de Investimento Direto Russo, que financia a produção do imunizante. A informação foi dada hoje pela jornalista Bela Megale, de O Globo, e confirmada pela coluna com um dos participantes do encontro, o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão. “Lula deu ajuda decisiva na negociação para compra da Sputnik V”, diz Temporão.

Na época, as redes sociais bolsonaristas divulgavam muitas informações falsas sobre a vacina CoronaVac, mas também sobre a Sputnik V. “Lula se comprometeu a romper com essa visão distorcida que tentaram colocar sobre a vacina deles”, relatou Temporão. “Os representantes do fundo russo não fizeram reclamação direta, mas ficou evidente na apresentação do cientista da empresa uma certa irritação em relação a essa visão distorcida por parte do governo e de alguns setores da sociedade”, conta Temporão

O ex-ministro diz acreditar que o conceito errado decorria de falta de dados sobre o tema. “Ignoravam que a Rússia tem uma importante indústria biotecnológica”, explica. O fundo já estava negociando com o governo do Paraná, mas o encontro com Lula deu o pontapé inicial no contato com o Consórcio Nordeste. O petista foi convidado para a conversa, que aconteceu por videoconferência, pelo próprio Dmitriev. A sugestão foi do presidente russo, Vladimir Putin…. Além de Temporão, que comandou a pasta da Saúde nos governos Lula, participaram da reunião dois outros ex-ministros da área em governos petistas, o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e Arthur Chioro. Hoje, tanto o Consórcio Nordeste quanto o Ministério da Saúde anunciaram acordo para compra da Sputnik V. Serão 10 milhões de doses pelo governo federal e 39 milhões de doses pelo consórcio”…


error: Conteúdo Protegido !!