Blog do Alécio Brandão

Macaúbas registra a 4ª morte por Covid. A 2ª na semana. A 1ª após o fim do “lockdown”. Fuja das estatísticas!

O Brasil é manchete no mundo inteiro, já atingimos o número superior a 2.200 mortes/dia, e Macaúbas deu sua contribuição nestes números, infelizmente. Hoje o boletim da Secretaria de Saúde deve registrar o falecimento de uma jovem senhora de apenas 61 anos, moradora de uma comunidade rural. Ela pegou este vírus onde? Quem o levou pra dentro de casa?  São estas perguntas que irão solucionar boa parte dos casos de Covid-19 em Macaúbas. No entanto, a transmissão já se tornou comunitária e é praticamente impossível responder todas essas perguntas. Contudo, é certo que outras pessoas dentro da casa dela esteja com o vírus. E como estão sendo monitoradas essas pessoas?

Não anteceda os fatos!

O Covid-19 é uma praga! E o melhor “defensivo” é a informação, a vigilância, senso de comunidade, união, a disciplina, a prática da inteligência, a seriedade e mais que isso, a serenidade! E se falta em você alguns destes requisitos, você corre sérios riscos de ser contaminado! Não espere a sua hora chegar…

Há ai quem aponte um culpado pelo vírus, um pais, um governo… Bem como há quem culpe um ou outro pela ineficácia de seu controle no Brasil, bem como em Macaúbas. Porém, não há um só culpado, as responsabilidades devem se compartilhadas, e isso, ainda não entendemos. O governo não faz tudo sozinho, você não faz também: a palavra é NÓS, juntos podemos fazer! Mas, há por trás do vírus interesses obscuros, comerciais, políticos, uma disputa de poder. E quem paga a conta é a população menos favorecida. Estatísticas mostram que pobres, negros e analfabetos morrem mais que os demais grupos sociais.


error: Conteúdo Protegido !!