Verde, amarela, azul e uma faixa branca no centro da “bolas azul”: Ordem e Progresso… Um Símbolo Nacional… Nem sempre um símbolo mostra a realidade…
O que é um símbolo?
O termo símbolo, com origem no grego σύμβολον (sýmbolon), designa um tipo de signo em que o significante (realidade concreta) representa algo abstrato (religiões, nações, quantidades de tempo ou matéria, etc.) por força de convenção, semelhança ou contiguidade semântica (como no caso da cruz que representa o Cristianismo, porque ela é uma parte do todo que é imagem do Cristo morto). Sendo um signo, “símbolo” é sempre algo que representa outra coisa (para alguém).
O “símbolo” é um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.).Ele intensifica a relação com o transcendente.
(Fonte do texto: Wikipédia)…
Símbolos Nacionais: Quais são?
BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase “Ordem e Progresso”. São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.
ARMAS NACIONAIS : no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição “República Federativa do Brasil”. Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se “15 de novembro” (direita) e “de 1889” (esquerda)
SELO NACIONAL : usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.
tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.
CONHEÇA ALGUMAS REGRAS QUANTO AO USO DA BANDEIRA NACIONAL:
“De acordo com a lei vigente são consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:
- apresentá-la em mau estado de conservação;
- mudar sua forma, suas cores, suas proporções ou acrescentar-lhe outras inscrições;
- usá-la como roupagem, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;
- reproduzí-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda. “
(Fonte do Texto: www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/bandeira.asp).
Saiba mais sobre so Símbolos Nacionais, consulte a Lei Federal: N. 5.700 – DE 1o DE SETEMBRO DE 1971
Onde estou, quem sou eu?… A Bandeira Nacional é um símbolo do Brasil, protegido
por Lei Federal…
…Até para descartar a Bandeira quando estiver danificada, rasgada ou desbotada (perdeu suas cores originais pela ação do tempo, devido sua exposição ao Sol), tem um cerimonial, uma ritualística prevista em Lei…
O verde que representa nossas matas e florestas, na verdade o que se vê na realidade é uma forte degradação do meio ambiente e neste meio está o VERDE, assim como acontece com o “verde” desta Bandeira, pode-se diz que sua parte verde (o que era verde!), representa com fidelidade a situação das matas brasileiras… Cinzas e muitas clareiras…
Simbolicamente falando o respeito à Nação e a seu Povo pode-se dizer que é na verdade e para muitos a realidade: somos “daltônicos”?!:
Na verdade muitos/alguns protegem o seu
“pode de ouro”à sombra, às vezes, às custas
do “colorido” alheio.
|
a) Culturalmente?;
b) Na política (em todos os ramos)?;
c) Na cidadania e sua prática?;
d) No trato com a coisa pública?;
e) Na solidariedade?;
f) Com as Leis?
g)….
…(Ás vezes) …Somos “daltônicos” nas práticas do que não nos interessa, reconhecemos apenas as “cores” de preferidas e ainda optamos por tonalidades…