Blog do Alécio Brandão

(Off…) Arte mineral de Macaúbas no vermelho



Peças produzidas pelos artesões em Granito
Azul Macaúbas



A AAMM – Associação dos Artesãos Minerais de Macaúbas conseguiu ao longo dos seus anos de trabalho, um status respeitado no meio artístico regional graças às suas esculturas que estão presentes em diversas partes do mundo. Mas por conta dos inúmeros problemas enfrentados, como a cara manutenção das peças, a dificuldade no repasse do rejeito do mineral extraído no município, entre outras, a associação está planejando buscar o apoio da sociedade para que, desta forma, ainda possa prosseguir com os seus trabalhos.

Fundada em 1996 com o apoio da Fundação Cultural Prof Mota, a AAMM tem peças expostas no Museu de Geologia do Estado da Bahia, na CBPM – Companhia Bahiana de Pesquisa Mineral, na LEGEP Minerações, além de peças que hoje estão em países como, por exemplo, Holanda, Alemanha, Japão e Romênia.

Apesar da AAMM ser reconhecida como uma associação de utilidade pública municipal e estadual, a instituição não recebe qualquer subsídio do governo para arcar com suas despesas. Segundo Robério Defensor, atual vice-presidente da AAMM, o foco inicial é conseguir recursos para realizar uma restauração interna e externa no galpão onde são confeccionadas as peças, além do concerto dos equipamentos que foram danificados com o uso prolongado, da compra de matéria prima para os trabalho, e por fim, na confecção de camisetas com a logomarca da associação para os artesãos.

Arara Azul… Em extinção no Brasil, produzido em Granito Azul Macaúbas…
Há programas para evitar a extinção desta ave nacional… E a Associação dos
Artesões há alguma programa público ou políticos que
têm feito algo para evitar sua EXTINÇÃO?…
“Pedra dura em cabeça mole tanto bate até que…”
Os artesãos reclamam ainda que o repasse do rejeito da pedra, que é inútil no processo da extração, não é encaminhado com a devida regularidade para a associação, que ao esculpir suas peças, estão também reciclando o material. Quando o repasse é feito, a quantidade do material acaba sendo pouco para atender a demanda. Ainda segundo eles, este rejeito só poderia ser utilizado como aterro, na melhor das hipóteses.

A princípio, a idéia da AAMM é fazer um levantamento de preços para sanar os problemas diagnosticados e após isto, firmar uma parceria com o comércio local, fornecendo uma quantidade de pequenas peças aos parceiros, que poderiam utilizá-las como brindes. Caso a ação da AAMM não surta efeito, a associação corre o risco de fechar suas portas.

Peças produzidas com “lascas” de pedras de mineradoras da região, geralmente estes materiais são doados para a Associação….
Contato:
AAMM – Associação dos Artesãos Minerais de Macaúbas
Av. Prof. Ático Villas Boas da Mota, 21 – Macaúbas / BA
Fone: (77) 9976-1772 ou 8813-48711 com Robério Defensor
————————————————————————————————–
Por: O Macaubense às 16:44 em 10/08/2011- Eduardo Junior Cambuir
 Observação: As fotos foram legendadas por Macaubas On Off, o texto foi transcrito na ítegra. 

error: Conteúdo Protegido !!