Blog do Alécio Brandão

(On…) IBIPITANGA SOBRE TRILHOS!…

“Ibipitanga: Sinal verde para construção de 100 quilômetros de ferrovia devido a jazida de ferro”

 
“Segundo o Jornal A Tarde do dia 21 de agosto do corrente ano, novidades estão chegando para o sudoeste baiano. O empresário João Cavalcanti recebeu do ministro Sérgio Passos (Transportes) sinal verde para construir 100 quilômetros de ferrovia a fim de interconectar-se com a Oeste-Leste. Uniu-se a ingleses e americanos e, com isso, vai explorar a jazida de ferro com reserva de dois bilhões de toneladas, entre Ibipitanga e Tanque Novo, área que envolve cinco municípios.
Pretende tirar de lá, a partir de 2015, 20 milhões de peller feed (minério concentrado) por ano, que serão escoados via Porto Sul. Só o investimento já dá mostra do tamanho do impacto: US$ 2,5 bilhões.” Informações do A tarde/José Miguel.”
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PostDateIcon 28/ago/2011 . 4:05 | Autor: Blog do Glauber

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Ponte sobre o Rio Paramirim, liga o territorio de Macaúbas
a cidade de Ibipitanga…
Nossa região como todo Norte/Nordeste é tradicionalmente produtora de matéria prima seja para o resto do Brasil ou para foro, somos essencialmente um mercado consumidor, “eles” veem até nós e levam nossas riquezas naturais (além da barata mão de obra), deixam os “buracos”, a exemplo da mineração Boquira e outras,  diamantes, ferro, ouro, madeira (…) da Amazônia… No entanto, não podemos deixar “enterradas” as riquezas naturais de nossa região, bem ou mal empregos serão criados (“sub”); “crescimento” será provocado (contraste com desenvolvimento)… Bem, se temos ferro para exportar, vamos dar-lhes ferro, se temos pedra, pedras  para eles; se chumbo, chumbo neles!…
Só pedimos que  “lavem os pratos” quando o banquete for servido e convidem-nos para a sobremesa! Ou será que nosso destino é ficar com as “sobras”, os ossos?!

Ou há uma política para nos manter desta forma?!
… A falta de investimentos por parte dos Poderes Públicos para incentivar a industrialização de produtos (das nossas matérias primas) aqui mesmo na região é fator incentivador para que fiquemos sempre como “servidores” e produtores/fornecedores de matéria prima (característica geral do Brasil), há também complacência dos governos locais, não há incentivo para implantar  políticas/projetos que possam permitir que as “coisas” possam sair de nossa região direto para o consumidor final,  há sempre uma “ponte” a ser cruzada!… Somos subservientes, foi assim na época do Brasil Colônia, Brasil Império e é assim no Brasil República… Independência ou independência (?): educação!…

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