Estação Elevatória de Esgoto – Av. Prof. Atico Mota.
Segundo informações de moradores da localidade devido a inoperância da Estação de Elevação de Esgoto, localizada na Av. Prof. Ático Mota, os resíduos que deveriam ser bombeados, provavelmente para terreno localizado nas proximidades da Rua Dois de Julho, acumulam e correm por terreno baldio incomodando a população local.
Há alguns anos este local foi denominado por “bosteiro municipal“, uma faixa foi afixada num terreno próximo com os dizeres: “bem vindo ao bosteiro municipal“… Anos se passaram e a frase continua atual… Na época a situação política era outra, onde estão agora os autores da emblemática frase?
O blog tentou manter contato por telefone com a Prefeitura, mas não obteve êxito. A Estação Elevatória de Esgoto, segundo informa morador, está inoperante há mais de 30 dias, a causa seria as duas bombas quebradas. Informa ainda que a Prefeitura já foi informada do incômodo e representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Obras e Transportes estiveram no local, mas até agora nenhuma solução foi dada ao caos, apenas drenaram parte da água que se acumulou num tanque, fazendo um córrego que atravessa por ruas do Loteamento José Carlos, espalhando ainda mais o esgoto.
Além de contaminar o solo, animais provavelmente estão
consumindo as “águas” sugas do esgoto.
Um absurdo sem tamanho, o esgoto corta parte da cidade, entra por terrenos contaminando tudo, o mal cheiro é insuportável. Animais pisam e provavelmente estão consumido as águas do esgoto que correm a céu aberto. Morador do lugar informa que a Vigilância Sanitária já tem conhecimento do fato. Nota-se a presença de bezerros e certamente há vacas que ainda estão produzindo leite, que devem ser consumidos por nós…
O córrego de esgoto atravessa diversas ruas do Loteamento José Carlos.
Este terreno fica no fundo de um posto de Combustíveis da BR.
Este foi o paliativo encontrado pela Prefeitura, drenaram
um tanque de dejetos que parecia uma lagoa.
Um canal foi aberto para drenar o esgoto.
Aqui um tanque que estava cheio de esgoto, foi drenado com
a abertura de um córrego e os dejetos atravessaram ruas e contaminando mais
áreas e proliferando doenças, insetos e muito mal cheiro. Moradores
estão se queixando de muita muriçoca, além de casos suspeitos de dengue. Crianças se queixam de dor de cabeça e febre, informa moradora que
não quis se identificar.
Centenas de metros tem o córrego do absurdo!
Milhões de lavras de insetos, mosquitos, muitos podem ser
o transmissor da Dengue.
Na gestão passada foi iniciada obra para construção de dutos, estações elevatórias, bacia de decantação e tratamento do esgoto. A obra tem um orçamento próximo a 4,5 milhões de Reais. Está paralisada, enquanto a solução não vem a população sofre com o esgoto que é despejado no meio ambiente em torno da cidade.
Não se tem informações precisas sobre a paralisação da obra, não se tem uma cobrança eficiente da Câmara de Vereadores, não se tem QUEM provoque o Ministério Público… Que posição tem a oposição? Em que situação se encontra a situação?
Nota: um mecânico foi procurado e disse que o custo para arrumar a bomba/motor é de aproximadamente quatro mil reais… Bem menos o que foi pago para árbitros de futebol num campeonato realizado no início do ano no povoado do Açude.