(28/02/2012)
Antes uma pindaíba, agora Pindoba, asfaltada, luz elétrica e com LOMBADAS!
Mais de Um Milhão e Cem Mil Reais… |
Se antes era um sossego, rua pacata, sem trânsito, sem barulho, “segura”, para alguns um “paraíso”, depois veio um “tapete negro”, trânsito louco, gente corrento pra lá e pra cá, matando galinhas, colocando em risco as crianças; para outros um “inferno”… A Pindoba transformou-se numa pindaíba? Quem sabe?
Segundo consta esta via foi fechada no dia 28 de fevereiro, em protesto pela falta de lombadas, “quebra molas” na rua que foi recentemente concluída; moradores usaram pedras e troncos de madeira para fazer a interdição. No dia seguinte força policial esteve no local acompanhando um funcionário da Prefeitura, a promessa foi “imediatamente” serão construídas as lombadas… A promessa não foi cumprida e a via novamente foi fechada por moradores, isso no dia 03/03…
A rua tem uma extensão superior a mil metros, construída com recursos da Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura de Macaúbas, o custo da obra supera a um milhão e cem mil reais, conforme informa placa. (Orçamento este que também inclui pavimentação de ruas do povoado de Veredinha)
(03/03/2012)
Eis aqui o “Cristo da Pindoba”… Não cumprido o “acordo”, conforme dito moradores fecham a rua no fim de tarde do dia 03 de março, mesmo dia em que se inaugurava a Creche Municipal, moradores usam um “espantalho” de braços abertos, no sinal de “recepção”, “venham estamos de braços abertos”: o boneco carregava um pedido: “Precisamos da lombada com urgência”…
Atendendo o “pedido”…
Primeira lombada… Ha sinalização…
Se quem não chora não mama… Vale também para:
Quem não protesta não tem lombada…
Quem não protesta não tem reforma do CEUSMA…
Quem não protesta não tem Plano de Carreira…
Quem não protesta não tem aumento de salário…
Quem não protesta não tem esgoto tratado…
Quem não protesta… Não é cidadão, não tem valor, não sabe seus direitos…
É teleguiado, é submisso, é voto vencido…
E também NÃO MAMA ou seja, morre PREMATURO…
Após 150m… Segunda lombada, há sinalização…
Sinalização somente em um sentido, o correto seria nos dois…
Terceira lombada… NÃO HÁ SINALIZAÇÃO!…
Imagem da primeira lombada… Deve depois ser pintada como manda a regra!
Quanto as dimensões, aparentemente não atendem a Legislação do Trânsito…
Vejamos a forma correta de se construir lombadas, quebras molas ou redutores de velocidade, temos dois exemplos…
“DIMENSÕES:
TIPO I – Largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
Comprimento:1,50m;
Altura: até 0,08m
TIPO II – Largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
Comprimento: 3,70m;
Altura: até 0,10m.”
(Fonte do texto: http://www.sinasc.com.br)
Se observarmos a imagem acima, a lombada construída não segue os padrões, assim como a maioria das lombadas por toda a cidade, observem que carros tocam com facilidade sobre elas, causando prejuízos e até riscos de acidentes…
Veja alumas imagens de lombadas corretamente instaladas.
(Imagem: http://www.sinasc.com.br)
Largura igual a da via, 1:50m de comprimento por 08 cm de altura…
Isso ocorre em Macaúbas?… Ver-se “lombadas” até de manilhas…
Ou pior de “tartarugas” os chamados “olho de gatos,
como aquela na Praça da Matriz e outros lugares!
(Imagem: http://www.sinasc.com.br)
Tudo é proporcional…
Nota: estas lombadas são fabricadas em material super resistente e suportam toneladas de peso, são instaladas em horas e logo após são liberadas.
(Imagem: http://www.sinasc.com.br)
Bem sinalizada, observe que há placas nos dois sentidos da via.
Outra falha é não informar com antecedência a presença de lombadas adiante…
Isso evita brecar o carro violentamente, podendo causar acidentes aos tripulantes
do veículo ou não dar tempo de parar a tempo…