“Atrações praticamente certas para o São João: Calcinha Preta (abertura),Dorgival Dantas, Targino, Mão Branca, Chitãozinho e Xororó, Gino e Geno,Santana etc”
(Fonte do texto/informação: Facebook de Zezinho Macaúbas)
Bloco Tô Quentão, sua saída nas ruas é incerta.
Segundo informações do Facebook “Zezinho Macaúbas”, José João Pereira, Vice Prefeito de Macaúbas, as atrações para o São João deste ano, são aquelas citadas em sua página de relacionamento da internet, como diz “praticamente certas”. O orçamento do São João de Macaúbas, se não ultrapassa, aproxima a casa de meio milhão de Reis, e segundo informa o próprio vice prefeito neste mesmo canal, “são verbas já direcionadas para a festa do São João”…
Macaúbas deverá passar um um período crítico devido a seca que assola toda região e boa parte da Bahia, segundo fala do próprio Prefeito Amélio C. Júnior, “deverá ser a pior seca dos últimos quarenta anos”, numa reunião da CODEVASF, no dia 27/03… Algumas cidades baianas já cancelaram suas festas tradicionais, as MICARETAS, a exemplo de Caetité, que tem uma população parecida com a nossa, um evento como este, quase que dobra o consumo de água, o que poderia levar ao colapso o sistema de abastecimento da cidade da cidade, além dos recursos que seriam direcionados para este fim em fez de serem aplicados ao combate as consequências da seca.
O São João de Macaúbas que acontece num período mais crítico da seca, no mês de junho, também deverá enfrentar este problema. O crescimento das construções civis é alarmante e quanto mais quente, o consumo de água cresce… Imagine você, dobrar a população de Macaúbas durante as festas de São João, com a escassez de água prevista, seria realmente um grande transtorno para os macaubenses e visitantes.
O Poder Público Municipal deverá repensar a dimensão dos Festejos Juninos para este ano de 2012, quanto aos gastos públicos, o tamanho da festa (em relação a quantidade de dias e as atrações), o valor das atrações, as infraestruturas e tudo mais… Recentemente o município decretou estado de emergência devido a seca, como justificar gastos de milhares de Reais quando com “festa” enquanto a população, principalmente a rural, sofre com os efeitos da seca?
Qual seria o Ministério de Estado ou Secretaria que daria dinheiro para as Prefeituras fazer festa enquanto isso, pessoas agonizam de sede, morrem?…
E qual o prefeito que prefere pagar R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) numa atração para se apresentar por apenas duas horas, do que contratar centenas de carros pipa de água, abrir poços, aguadas e salvar vidas?…
Veja alguns comentários que gerou a publicação das prováveis atrações do São João no Facebook de “Zezinho Macaúbas”
Foram excluídos os nomes dos “comentaristas feicebuqueiros“, mas quem tá na “rede” pode ter acesso a um crescente número de usuários… Canal este muito usado por políticos, há grupos que tem milhares de participantes…
Há mais de uma centena de comentários só sobre este tema, alguns apresentados aqui não estão na mesma ordem do “bate-papo”…
“Ainda bem que ele foi lembrando, porque o que mais tem nessa lista aí é sanfoneiro pé de serra..edgar mão brança, dovigal e targino não tem forró pé de serra melhor.”
“o que o povo quer ? e o que ele necessita ? nada tenho contra grandes atrações para um cidade pequena, mas de fato é isto que a cidade quer\necessita ? Não necessitam explicar-me que o recurso são repassados especificamente para taisl finalidades , não jogo a culpa para o executivo municipal, em parte, mas está errado, existem muitas prioridades de que um show de 2 que sabe 3 horas e levam um quantidade de dinheiro do nossos bolsos mal aplicado. Mas o bom santo politico é aquele que faz a vontade do povo, mesmo que não seja para o seu próprio bem ! eeee o tempo passa e a realidade será a mesma ,gado sem direção e feliz.”
18 de Março às 12:32 · ·
“obre as atrações, minha opinião era: Mastruz com Leite, Solteirões do Forró, Arreio de Ouro ou até mesmo Garota Safada! Se fosse pensar até mesmo pela grande evolução do setor comercial da cidade, ou seja, o setor econômico.”
20 de Março às 22:24 · ·
“Continuo dizendo, se não houver mudanças quanto as atrações do S. João de Macaúbas, a tendência é diminuir o nº de turistas. Eta, que ta dificil mudar atrações do São João de Macaúbas heimmmm? A mesmice de sempre!!!”
domingo às 00:39 · ·
“Tem produtividade sim.Um são joão com grandes atrações, ñ traz apenas cultura, lazer e entretenimento a população macaubense e visitantes, como tb pode elevar a cidade a um patamar d melhor s joao da bahia. E isso traz lucro p cidade SIM..Querer é poder meus caros…Basta tentar e fazerem um esforço p q isso se concretize.como diz Felipe Sena”
27/03 – há 21 horas ·
“Vc é mto dogmatica minha cara. Investimento é uma coisa, conseguir aumentar o numero de visitantes e consequentemente gerar lucros com esse evento é outra. Ning esta dizendo aki q o s joao de macaubas é ruim, ao contrario. Há divergência de opiniões exatamente p melhorar ainda mais o q já esta bom. Agora q o número de visitantes vem diminuindo isso é obvio. Com excessão do dia q se apresenta a atração principal. acredito q o q todos nós macaubenses queremos é reconhecimento ainda maior do nosso querido s joão. Quem tem boca, e nesse caso acesso as redes sociais, fala o que quer.”
28/03 – há 20 minutos ·
“viver de um unica data anual tornou-se pratica de país subdesenvolvido, com investimento gigantesco em festa de massificação do pensamento,e despesos das necessidades básicas requeridas pelas CF e DDH, país serio investe em industria e infraestrutura, mas discutir aqui, de fato, não vale apena. pois as pedras lapidadas nas mentes são indestrutíveis, que vivamos alienado, importante é ser feliz ! acho que os são. Povo brasileiro é o povo mais alegre, não sou eu que digo, mas pesquisa atua.’
28/03 – há 2 minutos ·
Calcinha Preta, uma probabilidade para o São João…
Se confirmada poderá ser BIS…
Targino Gondim, também é promessa!
Veja postagens em diversos sites e blogs noticiando cancelamento de micaretas na região devido a crise da seca.
158 cidades baianas decretaram estado de emergência por causa da seca.”
A prefeitura da cidade de Caetité, localizada na região sudoeste da Bahia, cancelou a micareta do município por causa da seca. Em nota, a prefeitura informa que a cidade encontra-se em estado de emergência devido a escassez de água. “Diante dessa situação, fomos forçados a suspender a Micaetité; a sua realização seria uma incoerência, diante do atual quadro do município, onde o racionamento já vem criando grandes dificuldades no cotidiano das residências, escolas, creches, hotéis, restaurantes, indústrias, etc“, diz o comunicado.
Micareta de Caetité (2011), água é mais importante… Em vez de
correr atrás do Trio Elétrico, iremos correr atrás de ÁGUA…
A micareta seria realizada de 27 a 29 de abril. Segundo a assessoria da prefeitura, quando a gestão da cidade decidiu pelo cancelamento, na última sexta-feira (23), ainda não havia contratos fechados para a apresentação de artistas na festa. Normalmente, o evento é realizado com a saída de blocos para adultos e um infantil pela Avenida Barão e pela Rua Santana. Bandas também se apresentariam na praça da cidade.
A assessoria disse que ainda não tem informações sobre possíveis prejuízos por causa da festa. Na noite desta segunda-feira, está prevista uma reunião de representantes do governo municipal com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), responsável pelo abastecimento do município, para definir soluções que possam minimizar os efeitos da seca na região, que tem cerca de 47 mil habitantes.”
(Fonte do texto: www.portalbotupora.com.br – imagem acrescidas por Macaúbas On Off)
“Seca faz prefeitura suspender
micareta em Coité”
O prefeito de Conceição de Coité anunciou o cancelamento da micareta da cidade, marcada para acontecer entre os dias 28 e 30 de abril.
Micareta de Conceição do Coité (2011), CANCELADA…
A festa foi cancelada devido ao período de estiagem que coité, assim como mais de 100 municípios do interior da
Bahia passam nas últimas semanas.
De acordo com o chefe de gabinete da cidade, Eudes Mateus, o prefeito se reuniu com moradores da zona rural e decidiu priorizar medidas de emergência de atendam a população afetada pela seca. Para isso caminhões pipa e cestas básicas serão disponibilizados.”
(Fonte: www.tribunadabahiaonline.com.br – foto incluída por Macaúbas On Off)