O deputado Luciano Ribeiro (DEM) criticou a gestão do governador Rui Costa (PT) após um ranking organizado pelo jornal Folha de S.Paulo apresentar a Bahia como o 16° estado menos eficiente do Brasil no uso de seus recursos (lembre aqui). Veja nota do Bahia Notícias sobre o assunto:
“A pesquisa mostra a ineficácia do governo em áreas que deveriam ser prioritárias, a exemplo da saúde, segurança pública e educação. Sem o bom aproveitamento dos recursos e programas e sem os investimentos necessários, esses setores não andam e o estado não se desenvolve. Somente a incompetência do governo na aplicação dos recursos públicos explica a pouca eficiência da Bahia na saúde, educação e segurança”, enfatizou o líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa baiana, o deputado Luciano Ribeiro (DEM).
A pesquisa divulgada pelo jornal Folha de São Paulo mostrou quais estados fazem mais com menor volume de recursos. A Bahia apresentou resultado baixo, sendo colocada atrás de outros estados do Norte e Nordeste, como Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão e Tocantins.
Em nota, a Oposição ainda afirmou que, apesar de o estado ter passado na média no setor das finanças, no Ranking, vale chamar a atenção para a situação apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando o governo foi alertado, em relação ao excesso nas Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), deixando cerca de R$ 1,6 milhão para pagar este ano. “Além disso, foi constatado o abuso no contrato por Reda, que deveria ser tratado apenas de forma excepcional e o déficit dos dois sistemas da previdência do estado, como também congelamento de salários dos servidores desde 2015”, concluiu o comunicado.