Blog do Alécio Brandão

FALA CIDADÃO: MORADOR INDIGNADO POR MAUS TRATOS A ARVORES NA ZONA RURAL DE MACAÚBAS.

O tronco da árvore foi descascado, provavelmente para matá-la.

Uma questão de consciência: 
a importância das árvores. 

“Eu também preciso respirar”
“Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é estar associada à vida, ao ar que respiramos. Daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. Benefícios: Proteção dos Solos (Evitam a erosão. A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar); Proteção de rios e nascentes (Evitam o assoreamento e contaminação); Fertilização (Trazem nutrientes do subsolo para a superfície e formam húmus com a queda de seus galhos e folhas); Fornecimento de materiais (madeira, papel, carvão, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros); Preservação da vida silvestre e de plantas (servem para abrigo, alimentação ou reprodução de animais); Retirada de poluentes do ar; Influência na economia (servem como fonte de renda: indústria química, farmacêutica, cosmética, etc.); Influência no clima (influenciam na umidade, precipitação, escoamento superficial e temperatura, entre outros fatores); Diminuição de ruídos externos; Embelezamento da cidade e valorização dos imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico; Contribuição para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto às pessoas.” Fonte do texto: http://questaodeconsciencia.blogspot.com.br


Outras necessidades…
As imagens acima foram enviadas por e-mail por um cidadão da região da zona rural de Macaúbas (Mangueirinha/Caraíbas), indignado com o trato que moradores da região estão tendo com as árvores do lugar, segundo informações, as árvores são cortadas para retirada de madeira, sendo parte comercializada e sobras usadas para carvão e lenha. Na verdade as árvores têm inúmeras utilidades, dentre elas, o fornecimento de madeira, lenha e carvão, utilidades primárias… Mas o que se questiona (também) é a FORMA brutal, uma verdadeira TORTURA ao ser: árvore… 
Ser árvore não parecer ser uma boa opção de vida! Se macaco, ser besouro, ser leão, ser uma “brabuleta”, quem sabe? Entretanto, todos os seres vivos dependem de um ecossistema equilibrado até nós, os seres humanos, que passamos por uma auto domesticação (evolução cultural, educacional, psicológica, emocional, intelectual… E muitas vezes esquecemos disso)… No entanto, parece que temos a necessidade de destruir o meio ambiente para nossa sobrevivência… E nossa sobrevivência está diretamente ligada a morte!





error: Conteúdo Protegido !!