Blog do Alécio Brandão

FESTA EM BOATE DEIXA 231 MORTOS E MUITOS FERIDOS… E COMO ANDAM NOSSOS SALÕES DE FESTA?

Um cenário de guerra. Centenas de mortes e feridos. Fez desta
madrugada uma das piores do País. 

Há todo momento novas informações são divulgados pelas mídias, segundo o portal G1 da rede Globo, diz que pelo menos 231 mortos já forma contabilizados. Informa ainda, que a presidente Dilma, esta na cidade de Santa Maria e acompanha o desfecho do acontecido. Uma campanha para doação de materiais desde luvas de procedimentos até medicamentos foi anunciada por rede de televisão.  Veja nota recente: 

Informa o portal G1, que “o alvará de funcionamento da boate Kiss, que pegou fogo na madrugada deste domingo (27) e deixou pelo menos 231 mortos, em Santa Maria (RS), estava vencido desde agosto do ano passado, segundo comandante do Corpo de Bombeiros da Região Central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs. Ele disse que o documento serve para atestar as condições de prevenção e combate a incêndios.


Cães farejadores foram enviados à boate onde ocorreu a tragédia para tentar localizar outros corpos, mas por enquanto o número se mantém em 231.
O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
*  *  *
Informa ainda o  site Interessante.xaviertecnologia,  “o incêndio em uma boate deixou ao menos 180 (atualizadas para 245)  mortos e mais de 200 feridos em Santa Maria (a 286 km de Porto Alegre), na região central do Rio Grande do Sul, segundo o Corpo de Bombeiros, o que o caracteriza como a pior tragédia do Estado. O fogo começou por volta das 2h deste domingo (27). O número de mortes pode passar de 200, de acordo com os Bombeiros, ainda há muitos corpos dentro do local esperando para serem recolhidos e identificados, além das pessoas que morreram nos hospitais da cidade.

Ainda não há lista oficial de feridos ou mortos, e nem uma previsão de quando haverá.


O Corpo de Bombeiros local diz que a maioria das mortes foi por 
“sufocamento”  e não por queimaduras. 


Em entrevista à rádio Gaúcha, o delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas não morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local.

A boate possui apenas uma saída, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento.

(..)
Os primeiros socorros foram prestados nas ruas e passeio público. 
As vítimas em sua maioria forma jovens e adolescentes. 


Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e 2.000 pessoas deveriam estar no local durante o incidente, a maioria era adolescente.

Informações preliminares dão conta de que o fogo teve início com um sinalizador utilizado no show de uma banda, faíscas teriam atingido o teto da boate Kiss, na rua dos Andradas, e incendiaram a espuma de isolamento acústico.

(…)
Os bombeiros estão sendo auxiliados por militares da Base Aérea de Santa Maria, por agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Rodoviária Estadual, pela Brigada Militar, além do auxílio de ambulâncias de urgência de hospitais e clínicas.

(…)

A Federação Gaúcha de Futebol confirmou que a rodada do campeonato regional deste domingo está cancelada.”


Fonte do texto e fotos: : interessante.xaviertecnologia – texto e fotos copiados a partir do blog: sublimeperfumes.blogspot.com.br – Nota: Legenda das fotos Macaubas On Off. 



Nosso caso: 

Fachada do Clube Social de Macaúbas (foto antiga) 

Depois desta tragédia no sul do País, resta-nos refletir: como andam os sistemas de segurança dos salões de festa de Macaúbas?

É sabido que Macaúbas ainda não tempo Corpo de Bombeiro, Defesa Civil ou órgão de fiscalização de casas de eventos e shows. Hoje temos em Macaúbas quatro ou cinco ambientes para eventos de pequeno e médio porte, há casas que podem acomodar mais de cinco mil pessoas. Estas instalações tiveram as devidas vistorias técnicas para funcionamento, no quesito segurança?

Quem conhece o Clube Social de Macaúbas, sabe que sua estrutura não tem bom acesso de saída num caso de emergência. havendo corredores, pardes e portas muito estreitas, o que pode prejudicar e muito no caso de “saída de emergência”, o que não parece não ter o ambiente. É uma questão a ser cobrada e revista pelas autoridades locais. 


error: Conteúdo Protegido !!