Clube Social e Recreativo de Macaúbas,
passa pela pior crise de sua existência…
Seu quadro social tem cerca de 200 sócios proprietários e outras centenas de contribuintes. A mensalidade cobrada dos sócios é vergonhosa, apenas 10 Reais… Isso para manter duas piscinas, quadra de esporte, conta de água, luz, telefone, pagamento de dois funcionários, impostos e despesas outras.
Segundo informações há atrasos no pagamento de mensalidades superiores a 100 mil Reais e a entidade está atolada em dívidas trabalhistas e salários de servidores, que também aproxima a cifra dos 100 mil Reais.
Presidente do CSRM, Edgar da Mata (Lega Lega)
Em conversa com o presidente do Clube Social, mais conhecido por Lega. Desabafa sua angustia e mesmo assim, se mostra disposto a trabalhar pela entidade, diz dos projetos que tem para melhorar a segurança das instalações. Após ter visto a tragédia que aconteceu em Santa Maria (RS) levando a morte de 235 pessoas. Segundo Lega, o Clube irá derrubar algumas paredes da entrada, facilitando a evacuação de pessoas num caso de acidente e irá abrir um porta de emergência, além de outras intervenções, como a provável mudança dos banheiros, bilheteria, revisão do telhado…
Estas paredes deverão sair, dando mais passagem,
num caso de saída de emergência.
Na verdade esta era a antiga entrada do Clube, onde ficava a portaria e bilheteria. Com sua ampliação foi mantida esta situação. Informa o presidente que irá consultar um engenheiro e fazer as devidas intervenções para que o Clube apresente melhores condições de segurança.
Este é o salão de festa ou pista de dança do Clube de Macaúbas…
Bem ventilado e bom espaço físico porém, não se sabe a real situação de suas instalações elétricas, a conservação de sua cobertura que é de madeira e toda sua estrutura que tem mais de 40 anos de construída.
O forro é de (TNT – Tecido Não Tecido), “parece plástico e não é tecido”, um material altamente inflamável, é derivado do petróleo/polietileno.
O forro é de (TNT – Tecido Não Tecido), “parece plástico e não é tecido”, um material altamente inflamável, é derivado do petróleo/polietileno.
Difícil é acreditar que possa ocorrer no Clube de Macaúbas tragédia parecida com que ocorreu em Santa Maria (RS) e mais difícil de acreditar, é se vir a acontecer”… Bem como, até hoje “não acreditam” as próprias vitimas, familiares, amigos dos mortos, bem como todo o mundo! O que aconteceu no Sul do País.
Forro do Clube Social…
Cupim também é praga. |
As tragédias não se fazem apenas de fogo, água também mata, susto, correria/pisoteamento, “olho gordo“, “mau olhado“, “praga de sogra“… O que temos aqui é um cenário rico em possibilidades e nós ainda não acreditamos!… Com os outros tudo pode acontecer! Há quem pense, “nunca vou pegar Aids ou levar corno da mulher”!…
Imagine uma ou duas telhas caindo sobre este forro… Três ou quatro placas de gesso caindo sobre mesas num dia de festa! Um grito ali, um corre acolá e pronto, o “estouro da boiada” tá feito. Como passar pelos labirintos do Clube? Um cai sobre o outro, e este cai sobre uns… O desastre começa a acontece num dia de festa onde o salão tá cheio, mais de 1.000 pessoas… Parece agouro?
Esta é uma das piscinas do Clube Social e Recreativo de Macaúbas…
Nem tudo é azul…
Não é só fogo que mata (bis)… Água, seja pela abundância ou escassez também… Se contaminada pior… Imagine a hipótese de você ser ferido tomando banho numa piscina e se acidente com um corte? Irá dar pouca importância, talvez! O corte inflamou devido a uma bactéria, o caso se agravou e os médicos tiveram que amputar seu dedo do pé, a “super bactéria” já estava alojada no “calcanhar”, amputou seu pé, ela subiu… (Resumindo, você morreu!)… Causa da morte: banho de piscina, numa água e lugar “aparentemente” SEGUROS!…
Macaúbas como uma toda!
A cidade não tem Defesa Civil, não tem corpo de bombeiros, a Prefeitura não faz as devidas fiscalizações, O CREA é deficiente, vem no município “pregar” placas e multar obras… A vigilância sanitária é deficitária… Quanto ao Ministério Público, não age se não for “provocado”… Grita quem sente dor, só “mama” quem chora!… A Câmara de Vereadores também não é “provocada” e muitos nem sabem o que fazer ou não querem saber!…