Cada vez mais o concreto tomo conta do nosso ambiente…
“Rio transborda e invade casas de ribeirinhos”… “Morro desaba sobre casas”… “Deslizamento de terras causa cinco mortos e três feridos”… “Avanço das águas do mar causa transtorno na orla”…
Com certeza você já viu ou ouviu algumas destas manchetes, seja em jornais ou televisão. O que você conclui disso? Que a natureza é perversa e quer destruir a humanidade? Que somos vítimas destes “ataques” naturais?
Há um troca de valores e favores… Muitos pensam que a Natureza depende de nós para sobreviver… Quando plantam uma árvore, muitos acham que estão “ajudando” a Natureza… Na verdade a dependência do verde é nossa, somos diretamente beneficiados pela diversidade e complexibilidade da Natureza…
Um desafio para a Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas…
Não deixar a outra Gameleira solitária…
“Gameleira estoura passeio publico”…
A imagem acima é uma amostra de nossas invasões, bastaria recurar apenas um metro a rua que estaria salva, a quem sabe, centenária Gameleira…
A Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas tem responsabilidade direta no assunto, bem como a da Educação, Saúde, Obras… Você e eu!…
Nota-se uma “obediência” formal dos órgãos públicos de Macaúbas ao Poder Central, ao patrão! E isso, até certo ponto é natural… O problema é que ver-se muita “ultrapassagem de pontos”…
É possível com boa vontade e interesse público devolver a Gameleira para seu lugara de origem, ou um pouco mais afastada do passeio público? Leva-se em conta que o lugar é bastante úmido, um brejo na verdade…. Podando a árvore para diminuir seu peso, usando trator de tração e cabos de aço, aumentando o cova/buraco para afixar a árvore, poderia ter êxito a empreitada? Só tentando! Ou desculpando!
Casos como estes devem ser evitados…
O respeito pela “dona do lugara”
A maior desculpa para uma ação de salvar a Gameleira talvez seja a falta de recursos da Prefeitura ou um laudo técnico que diga que o projeto é inviável… No entanto, os dois podem não condizer com a verdade…
Veja algumas imagens que nos lembram a “retidão” de algumas ações em Macaúbas…
Quando o assunto é o meio ambiente…
Parque Bela Vista em Macaúbas, bem próximo da Gameleira…
Aqui uma situação que poderia ser evitada, será que esta árvore
permanecerá no seu lugar de origem ou será sacrificada?
Em algum lugara do mundo…
No meio do nada. um gesto de respeito a Natureza,
ao Ser Humano, para quem gosta de gente!
Aparentemente o passeio veio depois das árvores…