Cegos, Surdos e Mudos: assim comportam os Poderes Públicos de Macaúbas
em relação as perdas de terras para Riacho de Santana.
Enquanto o município vizinho de Riacho de Santana quase que dobra o seu território com a indexação das terras de Macaúbas, transferidas pelo Governo Estadual no início do ano. As autoridades constituídas e competentes de Macaúbas ignoram o assunto, o tempo passa, cairá no esquecimento e a coisa vai ficando como planejado.
Parece que o slogan da atual gestão de Macaúbas, “Nossa Gente Nosso Maior Patrimônio” – perde seu sentido diante deste fato. Macaúbas além de perder cerca de 1/5 de seu território, população e recursos naturais, perde a oportunidade da reconquista do seu maior patrimônio: gente.
Segundo análise de juristas, o ato de transferências das terraS fere a Constituição Federal, discutir as preferências de pertencimento da população é outra história.
Um fato estranho é o descaso pelo caso das autoridades, tando do Legislativo quanto do Executivo. Na abertura dos trabalhos e na primeira sessão da Câmara o fato foi ignorado tanto pela situação quanto por representantes da oposição. Se alguma ação esta sendo tomada, fica nos “atos ocultos”!
(Desenho de Erasmo Oliveira, graduado em Geografia pela UFBA)
Tudo o que está abaixo da linha vermelha foi transferido para o município de
Riacho de Santana. Nenhuma autoridade comenta o assunto seja
da situação ou da oposição.