Em algumas cidades a exemplo de Ibotirama é a maior festa do município, onde foi criada a Semana da Cidade… Em Macaúbas, por ser o São João, o seu “pico” festivo, o Aniversário da Cidade por muitos anos passa em branco… Há quem justifique a sua proximidade do São João e tantas outras festas na zona rural, o prolongamento junino em julho…
E um diferente 06 de julho…
Esta data poderia ser “adotada” pelas instituições educacionais, culturais, recreativas, associativas de Macaúbas… Sem a necessidade do “regue” e ou “xou”… Apenas mobilizar através de ações culturais, jogos desportivos, intervenções sociais (tipo Ação Global “local”)… Despertando assim, a reflexão que merece todo e qualquer 185 anos… Mas precisamente a única Macaúbas que temos!…
Mas, refletir e questionar…
Há tanto o que questionar, mas isso por si só, não é o suficiente… E o refletir é um “bate e volta”… E se você bate e não volta não gera questionamentos!…
Questionaremos, então… Independentemente da “volta”! (ou da revolta)
01- Em 185 anos o que perdemos? E o que ganhamos compensou?
02- O que temos para os nossos 200 anos? Há algum projeto “razoável” para os próximos 15 anos? Teremos água potável o suficiente para “lavar a cara”?… Iremos produzir algo além de “menino” e “fuxico”?
03- Macaúbas 170 anos, em 2002… O que tínhamos nesta data? Alguém em 2002 plantou alguma árvore para “curtir” sua sombra, hoje? Fez uma poupança de R$ 100/mês, sem juros teriam R$ 18 mil… Você tem hoje 18 mil disponíveis na sua conta?… Então 15 anos é muito pouco tempo para Macaúbas… Já temos 185 e eles passaram… E qual é o plano?
04- O Plano: projeto, execução, monitoramento e avaliação… Mas infelizmente não temos planos para o futuro seja ele para hoje ou para o amanhã… Macaúbas fez um “sistemeco” de Saneamento Básico e não tem Plano… Fez o Plano Diretor, mas não tem “direção”… PPA, LDO, LOA… É sopa!.. (Ctrl/Insert – Shift/Insert?)
05- E o seu plano pessoal? Tem um? Financiou o carro e agora não tá dando para pagar, fez um consignado e foi demitido, tomou um empréstimo para sua loja e…?… O que deu errado no seu plano? Ah não tinha PLANEJADO! – Entendo… Financiou o carro e não fez seguro, fez campanha, votou no cara e ele perdeu; tomou empréstimo comprou mercadoria e vendeu “fiado” sem o devido cadastro do cliente!… E você ainda cobra do Poder Público um PLANO?
Refletiremos: Vamos aguardar os próximos 185 anos? Pois, quem sabe, 15 seria pouco?!
Mas,
Diferente do que foi dito, haverá nesta quinta feira 06 de julho, algumas intervenções culturais, está sendo organizado em conjunto com a Câmara Municipal, Prefeitura Municipal (através da Sec. de Cultura) e Bia Bastos e certamente outros colaboradores… Assim, relata em sua página no facebook, que haverá um Recital Poético na Praça da Matriz em frente ao Casarão dos Borges, veja o recado:
“A Câmara Municipal, juntamente com a Secretaria de Cultura e Eu (rs) estamos organizando o aniversário da cidade nessa quinta-feira, 06 de julho e convidamos a todos do Recital Poético p recitar às 21:00 na Praça Matriz o palco será aberto a vcs. Além disso disponibilizaremos a fachada do casarão dos Borges para intervenção (pintura de poemas), estamos nos organizando e amanha passaremos mais informação sobre a pintura, como o tempo é curto e a oportunidade foi dada, peço a vcs o máximo de empenho para fazermos essa intervenção e abrir espaços para esse projeto dos poemas na cidade.”