Blog do Alécio Brandão

SÃO JOÃO X SÃO JOSÉ: A SECA E AS REAIS PRIORIDADES DA NOSSA GENTE.

Barragem do Açude de Macaúbas: o maior símbolo da seca do município.

“Seca mantém 236 municípios em situação de emergência”

(Por Alean Rodrigues)
Segundo o Porta A Tarde, “mesmo com as chuvas dos últimos meses no Estado, com o acúmulo total de 150 milímetros em janeiro e 25 milímetros em fevereiro, segundo o Climatempo, ainda existem cidades afetadas pela seca. Só na região de Feira de Santana (a 108 km da capital baiana),  dez  municípios continuam nesta situação: Água Fria, Anguera, Antônio Cardoso, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estêvão e Tanquinho.

Embora não conste na lista da Cordec como um dos que continuam em estado de emergência, Ichu (a 198 km de Salvador), na região sisaleira, também está sendo bastante castigado. Há  dois anos não chove em quantidade suficiente na região e as famílias já amargam muitos prejuízos. Com uma população aproximada de 6.480 habitantes, o município tem na pecuária e agricultura de grãos a principal fonte de renda.
“Perdas e ações – De acordo com o secretário estadual da Agricultura,  Eduardo Salles, o semiárido representa 65% do território baiano e,  apesar da chegada da chuva, a longa estiagem não pode ser esquecida. “Podemos comparar esta seca a um tremendo terremoto, cujas consequências serão sentidas, pelo menos, nos próximos dez anos”, ressalta Cristiana Brito.
Visando estruturar o semiárido para a convivência com a seca, a Seagri está desenvolvendo ações como a construção de 1.400 barragens subterrâneas, em mais de 50 municípios, em cinco territórios de identidade – a seleção obedece a critérios técnicos.”
Veja matéria completa em: atarde.uol.com.br

Nosso caso: SECA X SÃO JOÃO. 

Diante da seca que assola o município, Macaúbas
poderá realmente contar com a proteção de São José ou
entregará os pontos para São João?

A Prorrogação do “Estado de Emergência” devido a seca, terá fim no próximo dia 15 de Março, segundo decreto 043. 

“DECRETO N° 043/2013, de 15 de janeiro de 2013.

Decreta Prorrogação da existencial de situação
anormal, caracterizada como “Situação de
Emergência” as áreas do Município de Macaúbas
atingidas por Estiagem”.

Incoerência do destino, visto que o Decreto 43 perde sua função jurídica  no dia 15 de março e neste meado volta-se as atenções para as contratações do São João, sem ter a certeza que São José será generoso. Pois, o Santo da Chuva fora de hora, comemorado no dia 19 de Março, tem outras agendas! Só um milagre poderá reverter o caos anunciado por autoridades de todos os governos. 

Macaúbas que tradicionalizou o São João há décadas, mesmo que se economize com os festejos, eles ainda devem ultrapassar a casa dos 700 mil. 



error: Conteúdo Protegido !!