Barragem do Zabumbão, o seu espelho d’água foi sensivelmente
reduzido pela longa estiagem.
Luiz Carlos do blog Focado Em Você. |
Segundo artigo publicado no Blog Focado em Você, do blogueiro Luiz Carlos, de Paramirim, “a seca já não é mais novidade para ninguém, chuvas fracas ou períodos na falta delas, também não; mas o povo do nosso Município, mesmo preocupado, ainda não se atentou aos sérios problemas que poderão nos ocorrer nos próximos meses. Se a chuva vier em abundância, tudo estará resolvido, como as previsões parecem dizer o contrário, o melhor mesmo é que nos adequamos à nova realidade e começamos a implantar propostas para que não tenhamos um ano ainda mais complicado do que este que se vislumbra no horizonte.
Nos últimos três dias, o calor vem aumentando, o sol, em certos momentos do dia, parece querer fritar tudo o que está sobre o solo. A Lagoa de Paramirim, que é obrigada a engolir dejetos de toda a natureza, começa a repelir gazes de odores fétidos, o pior é que o mau cheiro passou a incomodar a população do centro da Sede. A água continua a sair rio abaixo da Barragem Zabumbão, a Promotora, a senhora Luciana Khoury, disse no Curso Ambiental do dia 28 de fevereiro que em breve haverá um estudo para conhecer o real volume de água armazenada no lago da Barragem e logo após tomará as devidas providências.
É visível a baixa no volume de água sofrida pela barragem, a pior crise desde sua
construção. Esta situação vem preocupando as autoridades locais.
Não podemos esperar que os acontecimentos simplesmente se realizem para somente depois tentarmos remediá-los. A Lagoa no ano passado mostrou do que é capaz. Vamos esperar acontecer novamente? Á água da Barragem desce dia e noite. Até quando continuará com todo este desperdício? Vamos esperar de braços cruzados um racionamento em nossa cidade? Pecuaristas estão de cabelos em pé, a maioria deles não se preparou, muitos tentam desfazer do rebanho vendendo seus animais a qualquer preço.
A Natureza está devolvendo ao homem as muitas bofetadas na cara que vem recebendo no decorrer dos anos.”
(Imagens Focado em Você, acrescidas ao texto por Macaúbas On Off)