Slide produzido por Osvaldo Oliveira, cidadão comunicador, trabalho publicado na página do seu Facebook no dia 09 de Março/13. As fotos são de autoria do Pe. Djacy Brasileiro, música de Onildo Barbosa (Retrato da Seca). Tem como cenário o sertão paraibano, Nordeste brasileiro, não muito diferente do restante desta região com quase 60 milhões de habitantes, distribuída em nove estados.
A Bahia é um dos maiores desta região, esta semana o Governador Jaques Wagner decretou estado de emergência em quase 50% dos municípios. Nossa região localizada no semiárido baiano – Macaúbas dentro deste contexto, também sofre com os efeitos da longa estiagem.
Preocupante mais que a seca, é a inércia dos governantes, não se ver uma ação que possa amenizar os efeitos desta tragédia previamente anunicada. No entanto, festas e desperdício dos dinheiros públicos são vistos em patrocínio de festas e pouca ações em projetos de sustentabilidade e uso racional das poucas fontes de águas da região. E o ano que vem tem mais seca, segundo estudos.
Com esta situação o Nordeste brasileiro, estima-se perda de 70% do rebanho, o pouco gado que existe está sendo vendo a preço qualquer. Não existe praticamente a produção de alimentos, perímetros irrigados na nossa região, a exemplo, de Livramento e Dom Basílio, já não podem usar mais as águas para este fim. Os preços tendem a subir com a pouca oferta de alimentos.
(Foto O Estadão)
Arena da Fonte Nova, milhões de reais…
A fonte dos dinheiros públicos tem outras prioridades...
E em 2014 – Dali Brasil… Bilhões estão sendo gastos para enriquecer mais ainda a elite deste Pais de povo “bovino”, de políticos hipócritas e parasitas dos dinheiros públicos.