Presidida pelo vereador Anderson Gumes, a sessão ordinária do legislativo municipal desta quinta feira 23, com a presença de todos seus vereadores e bom público. Convidada pela Mesa Diretora da Casa, esteve presente a enfermeira Telma Souza, que representou a Secretária da Saúde, Idalina Pereira Oliveira, titular da pasta, que não pode comparecer ao evento. Telma, que se apresentou como Assessora da Secretaria, que vem auxiliando o município em diversas áreas, prestou esclarecimentos e informações aos vereadores, os quais eram porta voz de suas comunidades, vejamos por assunto abordados:
SAMU:
Segundo Telma, em resposta ao vereador Marcelo Nogueira, que solicitou explicações das ambulâncias ficarem paradas por mais de 15 dias. Em resposta Telma informa que elas ficaram por muito mais tempo, por ter a nova gestão recebido as duas viaturas em estado “deplorável”, assim, as definiu, informado que a ambulância avançada, estava “retida” numa oficina em Guanambi, desde 2016 por falta de pagamento, já a básica sem condições de uso sem pneus e outros problemas. Mas que o problema já foi resolvido e as viaturas já deverão está a disposição da população. Justifica ainda que ambas já são “antigas”, devendo ser substituídas por outras novas pelo atual governo.
Hospital:
Sobre o Hospital Local, diversos vereadores questionaram a representante da Secretaria da Saúde, que informou que o prédio passa ainda por uma longa reforma que perdura há mais de um ano, a qual já deveria ter sido concluída, informa que a obra foi iniciada na gestão passada com muitas irregularidades, citando que muitos materiais que estavam em condições perfeitas e de boa qualidade foram substituídos por outros de qualidade inferidor, que é o caso dos revestimento de parede. Disse que o RAIO X está parado devido a reforma da sala, a qual teve que ser ampliada para dar condição de receber um mais moderno, bem como foi necessário revestir as paredes com isolantes (barita) e outros ajustes; CENTRO CIRÚRGICO: informa que esta sub unidade hospitalar irá passar por reformas pontuais, mais que não está parado, e que apenas as salas de apoio ao Centro é que teve maior intervenção, completa dizendo que é necessário pagar um Médico Cirurgião, pois as cirurgias de urgências continuam sendo feitas, apenas as “eletivas” (as que são marcadas, sem grande urgências”), estas que podem “esperar”, estão algumas sendo feitas em outras unidade da região. Finaliza o caso do Hospital dizendo que recebeu a unidade com diversos equipamentos em fase “terminal”, citando como exemplo o autoclave (aparelho usado para esterilização de materiais), que foi retificado, bem como a maquina da lavanderia entre outro problemas de menor gravidade que foram e/ou estão sendo sanados.
CENTRAL DE MARCAÇÃO DE EXAMES:
Também questionamento do vereador Marcelo, segundo a representante da Secretaria da Saúde, disse que foi montada uma “estratégia” de atendimento/agendamento para que a Central, realmente assumi seu papel de “centralizar” as marcações de procedimentos ambulatoriais, no intuito de evitar “pernoites” de pacientes nos passeios públicos das unidades de saúde do município. No entanto, informa Telma que havendo ainda ações a serem revistas, ações de melhorias são constantes, revistas, replanejadas para o aprimoramento do Sistema de Marcação que deverá beneficiar o mais interessado que é o cidadão, proporcionando-lhe maior rapidez e eficiência na prestação dos Serviços Públicos, em especial os da saúde.
UPA 24h
Diz que a Unidade de Pronto Atendimento, a qual está há mais de quatro anos parada, é uma das prioridades do atual governo colocar em funcionamento. Disse que o Raio X daquela Unidade está sendo usado em caso de emergência, devido a reforma e troca do aparelho do Hospital. Finaliza dizendo que o Prefeito Amélio Costa Jr. já manteve contado com o Ministério da Saúde e que um novo modelo de operação e gestão das UPAs do país deverá ser implantado e Macaúbas deverá seguir este modelo.
ATENÇÃO BÁSICA:
Questionamentos feitos pelo vereador Valmir do Inxu, o qual, como agente comunitário, diz-se preocupado com a Saúde Bucal, com os PSFs, entre outros assuntos correlatos a Saúde Básica. Em resposta, Telma disse que a atual gestão tem enorme preocupação e terá atenção especial a este segmento da saúde. Informa que a Saúde Bucal, passa por um replanejamento, dizendo que recebeu muitos consultórios dentário em estado de abandono, bem como o carro que tem nele instalado um Consultório Móvel, que estava abandonado numa oficina por falta de pagamento. Sobre os PSFs, (que são os Postos de Saúde, na zona rural), informa que estão passando por um processo de readequação e que todos receberão melhorias, bem como atendimento preliminares de intervenções como pequenas suturas, cobrança esta também do vereador Roberto de Zé de Enedina. Já quanto aos Agentes de Saúde, assunto lembrado pelo vereador Vandinei, o qual pediu maior “igualdade” entre estes profissionais, alegando que uns agentes atendem mais famílias que outro, e solicitou contratação de novos agentes. Em resposta Telma disse que esta sendo feito um estudo para melhorar o posicionamento dos agentes comunitários e que muitas das regras são do Ministério da Saúde.
TFD – Tratamento Fora do Domicílio:
Telam diz que este setor, o qual dá suporte a pacientes que fazem tratamento de saúde fora do município de Macaúbas, sendo estes procedimentos que Macaúbas não pode realizar por não ter ou atendem parcialmente, como é o caso de portadores de câncer, quem faz hemodiálise, tratamento de doentes crônicos, cirurgias complexas, etc. Que hoje o município conta com 500 pacientes inscritos neste programa. Disse que a gestão anterior deixou uma dívida enorme com a sociedade, deixando de pagar centenas de pacientes que tinham direito a passagem e outras ajuda de custo, descumprindo até um Termo de Ajuste de Conduta assinado com o Ministério Público; disse que desde janeiro deste ano o atual governo vem pagando em dia os custos de transporte a estes pacientes e que os recursos mensais estão na ordem de R$ 30 mil (20 repassados e 10 mil de contrapartida).
Muitos outros vereadores fizeram perguntas e solicitaram esclarecimento, a exemplo dos vereadores Marcia Benda, Ricardo Longa, Ricardo Costa e Marciel… Os quais também cumprimentaram a representante da Secretaria pela visita, a convidando a comparecer e dar mais informações nos próximos meses.
Finaliza Telma, dizendo que o município foi abandonado pela gestão anterior, citando caso como a prestação de contas que ficou por oito meses sem alimentar o sistema, comprometendo seriamente a remessa de recursos e a manutenção de convênios e que o trabalho está sendo realizado, mas que não poderá fazer tudo em apenas três meses, não podendo colocar tudo em ordem numa situação que ficou mais de três anos em estado de “perfeito” caos.
Em seguida a sessão foi encerrada pelo Presidente Anderson Gumes agradecendo a presença de todos, dizendo que outros secretários serão convidados para prestar esclarecimentos sobre suas pastas. Toda a sessão é gravada e transmitida ao vido pelo site de Câmara, bem como a Ata das Sessões são publicadas no portal oficial da Casa, interessados podem acessar e ter mais detalhes sobre a ordem do dia!…