Conforme nota e imagens cedidas pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas, nos últimos dois dias (14 e 15), foram feitas no interior do município, na região do Peixe, Desterro e Gameleira, busca e apreensão seguida de soltura de pássaros silvestres, além de destruição de gaiolas, alçapões e outras “arapucas”.
A nota não informou a identidade dos criminosos nem se houve aplicação de multa ou qualquer outra medida disciplinar, já que se trata de crime, conforme cita a nota Leis e seus artigos. No entanto, os crimes ambientais são tão comuns que chegam a ser banalizados e menos denunciados. E para isso, a Secretaria pede ao cidadão que DENUNCIE, pode ser ANÔNIMA, através do telefone (77) 3473-1619 – Se deseja ligue a cobrar.
Veja a nota e as imagens:
“Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, através de sua Equipe Técnica, atendendo denúncia, realizou atividade de fiscalização, Busca, Apreensão e Soltura de animais silvestres, nos dias 14 e 15 de março, deste corrente ano, nas comunidades rurais de Peixe, Desterro e Gameleira, onde foi constatada a infração ambiental, notificando os infratores, os quais se prontificaram a cumprir a Lei 9.605/1998, efetuando a soltura dos animais que estavam em estado selvagem, devolvendo-os ao seu habitat natural. Informa ainda, que foram apreendidos e destruídos os alçapões, gaiolas entre outros instrumentos, que estavam em poder dos denunciados.
A SEMMA destaca que na Gestão Ambiental, o instrumento imprescindível é Educação Ambiental, nesse caso específico, comunica a todos que se caracteriza Crime Ambiental, conforme Artigo 29, da Lei de Crimes Ambientas, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécie da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.”
Ajude-nos a construir um Meio Ambiente Equilibrado!
Rua: Manoel Messias Figueiredo – S/N – 1º Andar _ Denuncie: Tel.: (77) 3473:1619 s[email protected]