Em nota dirigida à redação do Blog a Secretaria de Meio Ambiente de Macaúbas, esclarece sobre projetos que estão em andamento de revitalização dos Tinguis, Horto Florestal e lagoa do Açude, veja nota a seguir:
“Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas informa a todos que elaborou uma ampla proposta de recuperação de todas as nascentes de Macaúbas, recuperação dos riachos que alimentam a lagoa do Açude, desassoreamento da própria lagoa e revitalização do Horto Florestal do Parque Bela Vista.
O referido foi projeto foi encaminhado para concorrer em um Edital aberto pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco- CBHSF, o qual foi aprovado pela Câmara Técnica da Agência Peixe Vivo com algumas alterações na proposta original da Secretaria de Meio Ambiente. A AGB Peixe Vivo contratou a Neogeo Engenharia para elaborar o Termo de Referência e executar o projeto, que passou a ser denominado de “RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO TINGUIS, MUNICÍPIO DE MACAÚBAS, ESTADO DA BAHIA”.
As alterações no Projeto Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Riacho Tinguis não comprometeram a qualidade do projeto, visto serão revitalizadas a maior nascente do Município de Macaúbas, da área pública urbana (Horto Florestal) e ações de recuperação da lagoa do Açude. Além de previsão de recuperação de outras nascentes que fornecem água para o consumo humano, tais como as do Boqueirão, Peixe, Maxixi, Biquinha, Coitê etc.
A secretaria de Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Macaúbas e demais parceiros desse projeto lamentam as alterações, porque o desejo de toda Macaúbas era ter todas as nascentes inclusas no processo de recuperação, o que não foi possível nessa oportunidade, mas outras virão, porque os representes do Comitê da Bacia Hidrográfica, presentes em Macaúbas no dia 16/02/2017, na pessoa o senhor Edinaldo Campos, Coordendor do CCR Médio São Francisco, sinalizou que será possível encaminhamento de novas propostas.
Apesar das alterações no projeto original, segundo o Secretário de Meio Ambiente, o senhor José Ilton, conhecido por Professor Lando, há muitos motivos para celebrar a execução do projeto “RECUPERAÇÃO HIDROAMBIENTAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO TINGUIS, MUNICÍPIO DE MACAÚBAS, ESTADO DA BAHIA”, pois muitas ações importantes serão executadas em duas áreas do Município de Macaúbas. Na Área 1 – Riacho do Tinguis-, serão construídas 18 barragens galgáveis e de contenção, com finalidades de recuperar e preservar o fluxo de água do referido riacho e na Área 2 – Horto Florestal, localizado no Parque Belo Vista – sede de Macaúbas-, onde será construída uma trilha ecológica – pista de cooper- uma academia ao ar livre, um centro de administração e um viveiro de muda, cercamento e plantio de mais de três mil mudas de árvores nativas.
Além das ações na Área 1 e Área 2, descritas acima, o projeto encaminhado pelo Município de Macaúbas, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ao Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e à AGB Peixe Vivo, contempla a ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÕES PARA MANEJO DO USO DO SOLO NA BACIA DO AÇUDE DE MACAÚBAS, MUNICÍPIO DE MACAÚBAS – BAHIA”.
Essa segunda parte do projeto original, segundo o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas, será apresentada no dia 14 de março do corrente ano, num evento semelhante ao que aconteceu no dia 16 de fevereiro, pois tudo está aprovado pelo AGB Peixe Vivo, conforme Contrato de Gestão nº 014/2010- Ato Convocatório nº 022/2016 e Termo de Referência.
Na visão do Secretario de Meio Ambiente, esses projetos serão referência, não somente em Macaúbas, mas também em toda Bacia do Paramirim, visto que a ação primária para recuperar a Bacia do São Francisco perpassa, prioritariamente, na recuperação dos seus afluentes e sub-bacia, como a sub-bacia do Paramirim/Santo Onofre, na qual se encontra o Município de Macaúbas.
Diante da necessidade de transparência e controle social que requer a gestão pública, o secretário afirma que esses projetos serão executados sob a vigilância, não somente dos moradores próximos dos Tinguis, do Parque Bela Vista e do Açude, mas também do Conselho de Meio Ambiente, instrumento importante do SISMUMA, e de toda população de Macaúbas, para certificarmos que sua execução será a mais eficiente possível.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Gabinete do Secretário – Macaúbas, 21 de fevereiro de 2017.”