Blog do Alécio Brandão

Câmara informa formação de Comissão Pro Saneamento Básico.

Fossa séptica não... Diz moradora do Figueiredo!
Fossa séptica não… Diz moradora do Figueiredo!

Sendo composta por diversas representações da sociedade civil, do governo local e órgãos do estado, a Comissão Pro Saneamento Básico, foi apresentada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal, na noite desta terça feira, (09) em sessão presidida pelo vereador Anderson Gumes, a qual terá sua primeira reunião agendada para o dia 15 de fevereiro para o início dos trabalhos que darão corpo a execução ao Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento necessário e primário para a realização da obra que há quase 20 anos é esperada pela cidade de Macaúbas.

Nesta sessão, fez uso da Tribuna Livre a moradora do Bairro Figueiredo, a Sra Ângela de Carvalho, que em nome do bairro onde mora, o qual já existe uma Associação Comunitária, cobrou celeridade na execução das obras, e diz que o bairro é carente de infraestrutura, onde lagoas próximas estão sendo contaminadas por esgoto que é jogado a céu aberto, informa ainda que a suposta implantação de fossas sépticas na comunidade não será aceita pela mesa. Suspeita a oradora, que poderia ser um “paliativo” pois, segundo consta, o projeto de execução da obra, talvez não contemple seu bairro.

Também fez uso da Tribuna o secretário de Agricultura o Sr. Gilberto Augustinho, que informou das ações do governo atual na área da agricultura bem como na revitalização dos Tingues, Horto Florestal entre outras iniciativas.

Entre diversos outros assuntos tratados pelos vereadores sobre as carências de suas comunidades, o abastecimento de água foi tema central, bem como a preservação das nascentes, controle ambiental, coleta de lixo. Um caso preocupante relatado pelo vereador Tio Pata, que denuncia desmatamento ilegal na região do Peixe, diz que árvores a exemplo do Jatobá, estão sendo cortadas próximo a nascentes, pediu intervenção da Secretaria do Meio Ambiente. Deu entrada a um Projeto de Lei, o vereador Marcelo Nogueira, sugerindo melhor qualificação dos motoristas de ônibus escolares, bem como indicação do Líder da Situação. Já o vereador Ricardo Costa, diz que o problema do Sistema de Esgotamento Sanitário é maior que pensamos, e que neste primeiro momento será impossível atender o município por completo, diz que será um desafio enorme para os governos, mas que todos os esforços estão sendo canalizados para contemplar todas as comunidades.

A FM Tropicália, sob o comando do radialista Tony Gil, transmite na íntegra todas as sessões da Câmara, bem como pela internet. A próxima sessão está prevista para terça feira 14, às 9h15min.


error: Conteúdo Protegido !!