Solenidade bastante concorrida principalmente por populares, que são os mais interessados numa administração pública “séria e responsável”, assim definiu em seu discurso de posse o novo prefeito de Macaúbas Amélio Costa Jr. que assume pela terceira vez o cargo de Chefe do Executivo do município de Macaúbas. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Macaúbas, às 9h00 e encerrada às 10, sessão solene presidida pelo vereador Marciel Costa Souza, em seguida a Mesa é composta para inicio dos trabalhos. O servidor público José Aleixo, através de procuração representou o ex-prefeito José João Pereira para transição do cargo ao novo prefeito, compôs também a Mesa o sub comandante da 4ª CIPM, o Capitão Clod.
Após a leitura dos termos de posse dos vereadores, prefeito e vice são empossados, o presidente da Mesa receptora, vereador Marciel Costa Souza, dá boas vindas ao novo Prefeito, vice e sua equipe de governo, torcendo para uma administração de sucesso e em seguida é realizada a eleição para a Mesa Diretora. Sem maiores surpresas, tendo o vereador Anderson Gumes (PSL), eleito Presidente; Roberto Carlos Rocha (Carlinhos de Antero do PSD), Vice Presidente; 1º Secretário o vereador José Ferreira Oliveira (Té Oliveira do PT) e o 2º Secretário Maxsuel Silva Santos (PT). O discurso de posse do Presidente do Novo Legislativo, agora com 15 vereadores, sendo 06 destes de primeira legislatura – Anderson, diz que a nova Câmara será uma parceira do Executivo na busca de “tirar o município das dificuldades encontradas”, salientou da importância de um Legislativo atuante e presente, entre outras considerações.
A palavra é repassada para o discurso do prefeito recém empossado Amélio Costa Jr. que falou das dificuldades de iniciar uma administração diante o quadro que se encontra o município, dando como exemplo o caos na saúde, onde o Hospital passa por uma crise existencial jamais registrada; disse que um dos seus primeiros atos nesta segunda feira (02), será convocar todos os servidores para um recadastramento; citou os “absurdos” dos “super salários”, da alta folha de pagamento, inflada não por servidores da área de apoio, como merendeira, porteiro e diz: …”Não por estes que têm menores salários, e são os primeiros a ficarem sem pagamento, mas sim, por aqueles que pouco fazem e ganham muito”… Disse que virão tempos difíceis pois, deverá ser criativo para arrumar a casa e colocar o município no eixo do desenvolvimento. Amelinho disse também que a política séria e honesta deve ser o “carro chefe” para as soluções de problemas, que um governo legítimo eleito por maioria de sua população passa a ser agora o Governo de Todos… Pede a união da população para a reconstrução de uma nova Macaúbas e finaliza convidando a todos para a confraternização oferecida por amigos na Princy Eventos.
O último discurso é feito pelo novo padre da Paroquia da Nossa Senhora da Conceição, Pe. Osvaldino, a pedido do presidente do Legislativo, Anderson Gumes.Em sua fala o novo Padre, se diz surpreso com o “povo politizado” que é o macaubense, quando se refere ao um cartaz afixado na parede de acesso ao Plenário, o qual lembrava que “o povo é o verdadeiro patrão do político que exercem cargos nos próximos quatro anos”. Por fim, o Padre pede que o povo presente estenda suas mãos e abençoe os novos governantes e legisladores que possam exercer em nome do povo o poder que lhes foram conferido através do voto democrático.