Blog do Alécio Brandão

14 de Novembro Dia Mundial do Diabetes, conheça melhor suas causas e tratamento.

Por João Santana Personal Trainer.

whatsapp-image-2016-11-14-at-13-37-02Hoje,14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, data que marca a importância da prevenção e do combate a esta doença crônica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9% da população mundial têm a doença e que em 2035 ela seja a 7ª causa de mortes ao redor do mundo.

Conforme dados da International Federation of Diabetes (IDF), cerca de 400 milhões de adultos têm a doença, e desses, 13,5 milhões apenas no Brasil. Segundos dados do ministério da saúde 48,5% da população brasileira está acima do peso, a obesidade é um dos principais fatores de risco para o aparecimento do diabetes. Para prevenir a doença é importante optar por hábitos alimentares saudáveis e evitar o sedentarismo. O exercício físico se apresenta como uma forma bastante eficaz, combatendo a obesidade, diminuindo a resistência à insulina e alimentando a tolerância à glicose, melhorando a resposta do organismo no controle da glicose sanguina.

O diabetes é uma doença crônico-degenerativa caracterizada por absoluta ou relativa deficiência de insulina e é classificado em:

Diabetes tipo I: Deficiência absoluta de insulina em razão da falta de secreção pelo celular beta do pâncreas. É necessária a administração exógena de insulina.

Diabetes Tipo II: (não insulina dependente): apesar de possuírem níveis elevado ou reduzidos de insulina, apresentam hiperglicemia. Esses indivíduos costumam apresentar alta resistência à insulina. Esse tipo de diabetes normalmente se manifesta após os 40 anos.

Exercício físico e diabetes

Veja alguns cuidados de hipoglicemia durante e após o exercício!

  • Medir a glicose sanguina antes, durante e após o exercício;
  • Evitar o exercício durante os picos de insulina;
  • Consumir carboidratos extras antes do exercício;
  • As doses de insulina devem ser reajustadas antes e após o exercício;
  • Durante o exercício, deve-se consumir carboidratos de rápida absorção;
  • Após o exercício, recomenda-se uma refeição rica em carboidratos.

Referência Bibliográfica:

Guedes, Dilmar Pinto. Musculação: Estética e Saúde Feminina 4.ed.- São Paulo: Phorte, 2012. 224p.

Faça exercício com acompanhamento de uma pessoa especializada.

Joao Santana Personal Trainer.

 


error: Conteúdo Protegido !!