Para alguns a derrota é certa, já para muitos a vitória é certíssima. E você está no grupo dos “alguns” ou dos “muitos“? Isso não importa, visto que certamente sua vida, cidadão comum, certamente não terá grandes modificações, pois, independente do grupo que logre êxito, Macaúbas não mudará muito, apenas a próxima administração poderá ser menos relapsa e ausente… No entanto, é possível a manutenção de uma panelinha e privilégios de alguns que “rodeiam” o poder, como é visto atualmente, também foi visto anteriormente e será no futuro… Infelizmente não é “luxo” apenas de Macaúbas. Mas, como e quem irá ganhar as eleições?
Basta olhar para trás que teremos a resposta, vamos retornar a 2012, durante o período eleitoral e, com perguntas virão as respostas, vejamos:
01- Quem votou em 2012 no candidato Zezinho, votou a pedido de quem?
Zezinho ganhou com uma frente de 2.728 votos. Antes quem não conhecia Zezinho, tinha esperanças. Hoje quem o conhece tem o que?
02- Se Zezinho ganhou com uma frente de 2.728 votos, ele levou consigo esta vantagem?
Se a resposta for sim, bastaria um mínimo esforço para “virar” uma dezena de meia dúzia que a vitória do seu grupo político é liquida e certa. Visto que bastaria ele ter feito no mínimo uma administração mediana (não exatamente medíocre), conseguiria manter a frente e com o poder na mão conseguir alguns apoios ou novos eleitores que superam mais de mil.
03- E ai, Zezinho e seu grupo político, sustentado também com o apoio dos ex-adversários, conseguiram manter o grupo coeso e fazer uma administração mediana?
Para melhor reflexão do leitor, quem realmente iniciou a briga, o desentendimento político/administrativo entre o Prefeito Zezinho e Amelinho? Foi iniciativa de quem a “briga”? E se é que houve uma briga ou um “acordo”?
… Será que o ex-prefeito abriria mão fácil de uma Prefeitura administra por ele por 08 anos? Ele teria realmente provocado uma ruptura política já no primeiro ano? Mas certamente isso não teria grande relevância… Ou teria? Saber disso, impacta na decisão do seu voto?
Mas esta sim: Se o grupo político que não logrou êxito não tivesse se unido a administração de Zezinho, em que cenário estaria a política hoje?
Será que:
01- Tivesse mantido sua postura e coerência política, teria crescido no conceito do povo, reduzindo a frente com uma oposição responsável e deixando o ex-prefeito junto com Zezinho, o auxiliando administrar? Será que Macaúbas não teria ganhado mais?
02- Ou você acha que Zezinho fez uma boa administração ao ponto de manter os seus votos, evitou a “debandada”, foi firme em suas decisões, presente, coerente, tanto é que nenhum cargo de confiança seu o decepcionou, foram todos GRATOS pelo altos salários… E ninguém foi visitar seu adversário na garagem alheia?
Diante de tantos supositórios e pouca vaselina, certamente o leitor/eleitor, ficou sem a devida resposta de como e quem irá ganhar as eleições… Mas a intenções era esta mesmo, confundir a sua cabecinha, provocar a sua massa cinzenta e te informar que melhor que uma resposta vazia é uma pergunta bem elaborada.
E se quer saber qual será o resultado do futuro, se espelho do passado:
Resultados finais das eleições municipais em Macaúbas de 2012.
Frente: 2.728 votos que representaram 11.3% dos votos válidos neste pleito.