Blog do Alécio Brandão

Em nota SAAE desmente servidor que afirma racionamento de água e retifica: “não estamos em racionamento.”

Imagem a partir do vídeo de Osvaldo Oliveira
Imagem a partir do vídeo de Osvaldo Oliveira

Através do vídeo postado em rede social do comunicador Osvaldo Oliveira (clique aqui e veja o vídeo) , com quase 2.000 (duas mil) visualizações, em 29/07/16 e duração de sete minutos e dez segundos, já no trecho de 4min e 55 seg, o Sr. Osvaldo em entrevista ao funcionário identificado como Claunilto pergunta:

Porque o centro de Macaúbas não tem água racionada (…)?

Em resposta o servidor diz: “Na realidade Sr. Osvaldo esse racionamento já deveria  tá acontecendo no centro também” (…) Com a afirmativa “também” o servidor confirma a pergunta do entrevistador que há racionamento.

No entanto, em nota do SAAE, publicada na sua página no Facebook (de 03/08/2016), a autarquia, após algumas alegações finaliza dizendo que: … “não estamos em racionamento”… Entrando em contradição as afirmações do seu funcionário, o qual certamente naquela entrevista estava representando a autarquia e para isso, deveria certamente está autorizado a falar em seu nome,  ou não?. Além do que este blog apenas fez referência a partir da fonte do vídeo e das afirmações de um servidor do SAAE, o qual afirma  que o município está em racionamento… Observe a imagem e veja o destaque da legenda usada por Osvaldo Oliveira.

E para tirar qualquer dúvidas vejamos o que realmente é racionamento segundo o dicionário:

Racionamento: substantivo masculino – 1 ato ou efeito de racionar. – distribuição ou venda controlada de certos víveres ou bens carentes, determinada pelas autoridades governamentais para assegurar uma distribuição mais justa entre os consumidores ou usuários.
As manobras, as escalas de “soltura de água”, não é na prática um “controle de distribuição” e isso é racionamento. A nota do SAAE, no mínimo contraditória até afirma isso num trecho: …”Conforme referendado acima, as manobras de há algum tempo são utilizadas visando atender a todos usuários do sistema, incluindo aqueles da ponta de rede e da periferia da cidade…”

E o que é manobra? 1- ação ou efeito de manobrar. 2- qualquer operação manual.

Ora!…

Isso no mínimo é subestimar a inteligencia do macaubense e os usuários os quais são o “fim”, “o porquê” das finalidades dos serviços públicos eficientes e transparentes, assim se espera! Manobra no abastecimento de água é até aceitável, pois a crise hídrica é história… Mas, certos tipos de “manobras” não são mais aceitas, apesar destas serem históricas também!…

E através do 0800-284-2004, informado na nota pelo SAAE, o blog da mesma forma que tentou anteriormente, não consegui falar com a autarquia, seu representante ou servidor,  só dava “tututtututu”… No entanto, e como sempre, mantem espaço aberto para todo e qualquer cidadão, bem como aos órgãos e autoridades, mantendo contato através do e-mail: [email protected]

Veja nota do SAAE: 

“NOTA INFORMATIVA DE UTILIDADE PÚBLICA

DA VERACIDADE DOS FATOS. O SAAE NÃO INICIOU RACIONAMENTO DE ÁGUA EM MACAÚBAS SEM CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO.

Tendo em vista a publicação de matéria no dia 29 de julho de 2016 no Blog de Alécio Brandão (Macaúbas On Off), em que o aludido blogueiro afirma que SAAE de Macaúbas inicia racionamento de água no Município sem dar conhecimento à população, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Macaúbas, através de seu representante legal, o Diretor Delcione

(…) É de grande importância a conscientização da população do nosso Município de que a água deve ser usada de forma equilibrada e quando realmente necessário, entretanto, o SAAE não iniciou racionamento de água sem dar conhecimento à população, temos que abastecer a população de forma satisfatória, com água que temos disponíveis em nossas captações, e a única forma é com alternância, e sempre que há alterações nas escalas de manobras, o SAAE, comunica a população através dos meios de veiculação de comunicação
Diante de tais fatos, o SAAE conta com a colaboração de todos os usuários para o uso racional da água, ao tempo em que, reiteramos que apesar desta Autarquia evitar o desperdício de água, não estamos em racionamento.
Para que a escassez da água não nos atinja num futuro próximo, precisamos tomar nos dias de hoje algumas atitudes, evitar o desperdício é uma delas,devemos nos conscientizar sobre a importância de conservar e preservar este recurso, fundamental para a nossa sobrevivência.” (…)

(Grifo nosso)

Para ter acesso a íntegra na nota do SAAE, o leitor poderá acessar o link do seu facebook:

https://www.facebook.com/saae.macaubas/posts/565737070300286  – ou .( clicando aqui que você será redirecionado) 


error: Conteúdo Protegido !!