É certo que o maior patrimônio construído pelo Prof. Ático durante seus 87 anos de vida, ele levou consigo e para nós deixou a saudade, a sensação que não valorizamos o suficiente o seu conhecimento; deixou então espaços, alguns bem preenchidos, outros incompletos e certamente alguns vazios, como é comum em toda partida, sempre fica algo inacabado.
Há mais de trinta anos vinha trabalhando num dicionário de gírias, seria segundo ele, o maior do mundo e outro uma coletânea que tratava da corrupção no Brasil, desde sua colonização pelos portugueses até o dia de ontem… Pois, o dia hoje ainda não foi fechado o balanço mas é certo que o resultado é deficitário!…
O Testamento:
E certamente o Prof. Ático não deixou para ninguém o seu maior patrimônio: o seu conhecimento e as suas experiencias, estes de valores inestimáveis e intransferíveis, infelizmente; devem somar segundo suas convicções espíritas, a um novo Ser.. E, se este já viu a Luz? Só o Grande Arquiteto Do Universo tem a resposta .’.
No seu “Calvário”, nos jardins de sua residência à esquerda de sua morada sob o seu preferido arbusto: a jabuticabeira… A qual ao ritmo de seu corpo murcha, sem o consolo do líquido da vida: seca… E assim, como as lembranças desparecem de nossas memórias, desaparece o seu jardim a golpes de facão… E se não outras tantas rasteiras e indefesas, arrancadas a mão!…
O Testemunho:
Este talvez de difícil aceitamento mas, não importa, estando na mesma hierarquia do conselho, só tem valia se pedido for! É certo que só se preserva a memória a partir de um ato objetivo sobre algo subjetivo: o desejo!… E seu desejo é o objetivo e não um objeto subjetivo, e nele está: o Memorial da Casa Viva.
A Gratidão é A Memória do Coração:
Prof. Ático… + 26 de Março de 2016… 26 de Maio… de Julho!… T.’.F.’.A.’.