Bata Doce biofortificada, “de cor de cenoura”, mais nutritiva.
Há alguns meses o técnico em agropecuária Aloisio Rebonato, junto com a Biofort e a Embrapa distribuíram em Macaúbas para pequenos agricultores alguns alimentos melhorados como a batata doce e o feijão, alimentos este mais nutritivos. Segundo Aloisio alguns produtores já estão cultivando este alimentos que são comercializados na feira livre de Macaúbas, interessados podem procurar Aloisio que receberão mudas e sementes gratuitamente.
O Biofort é o projeto responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenado pela Embrapa, que aspira diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população. A biofortificação consiste em um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivarem mais nutritivas. O processo também é conhecido como melhoramento genético convencional.
A Embrapa responsavel pela Transferencia de Tecnologia do Projeto BioFORT é a Embrapa Meio – Norte em Teresina/PI, tendo como líder da transferência de tecnologia do projeto a nível nacional o Analista Dr. Marcos Jacob de Oliveira Almeida, dessa unidade.
Os nomes das cultivares são as sguintes:
- Feijão Branco- Caupi BRS Xiquexique
- Feijão Verde – Caupi BRS Aracê
- Feijão carioca- Phaseoulus pontal
- Batata Doce – Cultivar Beauregard
(Informações enviadas por e-mail por Aloisio Rebonato)