Blog do Alécio Brandão

Prefeitura de Macaúbas entrega Título de Domínio.

Município entrega Título de Domínio Urbano (Foto PMM)
Município entrega Título de Domínio Urbano (Foto PMM)

Conforme nota publicada na página do Facebook da Prefeitura de Macaúbas, informa que:

“Aconteceu na tarde de ontem (15) a primeira sessão de entrega dos Títulos de Domínio de Macaúbas. Estavam presentes para celebrar esse momento de grande conquista para Macaúbas a Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Vânia Ribeiro, o chefe de Registro de Imóveis Civis, Erivaldo Madureira Silva Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marciel Costa, representando a Procuradoria do município, Dr Alexandre Brito e Drª Clísia Perpétua Cardoso, o advogado do Título de Domínio, Dr Edvan Rêgo, os Secretários Municipais de Administração e Educação, Orlando Kleber e Liane de Oliveira e a Sociedade Civil. 
Durante a explanação foi destacada a importância da titularidade de domínio para os imóveis municipais.
Título de Domínio é o documento hábil em que o Município, mediante Processo Administrativo, reconhece o domínio do particular sobre determinado bem imóvel urbano que se destina à moradia, tendo este instrumento a mesma validade de Escritura Pública, depois de Registrado no Cartório de Registro de Imóveis. 

Público presente na solenidade (Foto PMM)
Público presente na solenidade (Foto PMM)


A atual gestão, Nossa gente, nosso maior patrimônio adotou e implantou esse projeto no município visando desenvolver políticas públicas para a regularização dos imóveis urbanos através da expedição do título citado acima e garantir o direito social à moradia e o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana.
Além das diretrizes urbanas estabelecidas no artigo 182 da Constituição Federal e nas Leis 10.257/01, 11.977/09 e na Lei Municipal nº 551/13, os princípios da ampliação do acesso à terra urbanizada pela população de baixa renda, com prioridade para sua permanência na área ocupada, assegurados o nível adequado de habitualidade e a melhoria das condições de sustentabilidade urbanística, social e ambiental, além da articulação com políticas setoriais de habitação.
Os requisitos necessários para adquirir a expedição do título aquele que possuir como sua, área urbana de até 300m2 com limite de até 200m2 de edificação na dominialidade municipal, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, desde que não seja proprietário ou concessionário de outro imóvel urbano.
Os documentos necessários são: I – Cédula de Identidade, em cópia autenticada; II – Documento comprobatório de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); III – Certidão de casamento, se for o caso, em cópia autenticada; IV – Documento comprobatório da posse, exercida há pelo menos cinco anos; IV – Certidão Cadastral do imóvel; V – Certidão Negativa de Débitos Tributários; VI – Cópia de documento de inscrição do imóvel no Setor de Arrecadação de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); VII – Planta do imóvel, assinado por profissional da área; VIII – Memorial Descritivo, assinado por profissional a área; IX – Certidão Negativa emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis; X – Certidão Negativa Cível.
O pedido pode ser protocolado no setor de Título de Domínio, situado a Prefeitura Municipal de Macaúbas sem nenhum custo (exceto a custa do ART do serviço do Engenheiro Civil).
Vale ressaltar que Macaúbas é um dos poucos municípios da Bahia que implantou esse projeto. O Objetivo principal é oferecer ao cidadão condições para regularizar os imóveis urbanos com segurança jurídica ajudando melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população, além de possuir mais facilidade ao acesso de créditos para reforma, ampliação e construção de imóvel perante as redes bancárias.”

(Texto extraído na íntegra do Facebook da Prefeitura, bem com as imagens)


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