Através da Secretaria Municipal da Saúde e seus profissionais, a Prefeitura de Macaúbas inicia ações de controle e combate ao Mosquito da Dengue, o famoso Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chycungunha e do temido Zica Vírus, que está sendo considerado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), órgão da ONU (Organização das Nações Unidas), como epidemia global, já atingindo quase 30 países, inclusive os Estados Unidos e alguns países europeus. Principal suspeito de nascimentos de crianças portadoras de microcefalia.
Uma reunião com profissionais da saúde, coordenada pelo Secretário da pasta, Abílio Marcone, traçou estratégias para combate e controle dos focos do mosquito da Dengue, ações de borrifação já estão sendo feitas nas ruas da cidade que também devem se estender no interior do município.
O apelo é que toda comunidade participe, inicialmente fazendo vistorias nos quintais e potencias criadores do mosquito, não deixando agua acumulada em lugares que possam servir de criadouro do mosquito aedes aegypti.