Blog do Alécio Brandão

Fala Cidadão: Érico Cardoso, caminhão limpa fossa joga dejetos em lixão que podem contaminar Barragem Zabumbão.

Lixão fica a menos de 1km de riacho... (Imagem cedida po leitor)
Lixão fica a menos de 1km de riacho… (Imagem cedida po leitor)

Em contato com a redação do Blog, leitor indignado fraga caminhão contratado pela Prefeitura de Érico Cardoso para fazer limpeza de fossas sépticas de residências da cidade, diz que somente na última semana cerca de 54 caminhões de “cocô in natura”, com capacidade de 7 mil litros, ou seja 375 mil litros, foram depositados no lixão que fica cerca de 100m do Riacho do Morro do Urubu, saída para a comunidade de Barra e pouco mais de 1km do Rio Paramirim. Segundo informações as águas do lixão, quando chove e, estamos em período chuvoso, por ficar num morro, descem para este riacho que por sua vez é  afluente do Rio Paramirim que abastece a Barragem do Zabumbão, barragem esta que fornece água para milhares de pessoas das cidades de Paramirim, Caturama, Botuporá e Tanque Novo.

Lixão de Érico Cardoso, proximo a Riacho, pode contaminar Zabumbão.
Lixão de Érico Cardoso, proximo a Riacho, pode contaminar Zabumbão.

 

O que mais causou indignação ao leitor, segundo informa é que o prefeito da cidade é um médico, Dr. João Paulo (PT), o qual deveria ter maior sensibilidade quando o assunto é saúde pública ou seja saneamento básico. Certamente este é um caso que não pode ser ignorado pelo Ministério Público, representado na cidade de Paramirim, comarca que também tem atuações em Érico Cardoso, pela Promotora de Justiça Dra. Hortência Gomes Pinto, a qual o blog não teve acesso para que a mesma se posicione diante dos fatos. Visto que Lei Federal, apesar de ter prorrogado prazo, proibe a existência de lixões e fatos como estes realmente são inaceitáveis.

Caminhão que teria feito o transporte dos dejetos até o lixão.
Caminhão que teria feito o transporte dos dejetos até o lixão.

Não conseguindo falar com a empresa Desentope que realizou a operação nem com o Prefeito da cidade, o  blog manteve contato com o Secretário de Saúde de Érico Cardoso, Sr. Neuro, e por mensagem o mesmo emitiu duas notas, vejam

…” A empresa que faz a limpeza pública neste município foi notificada pela ação, e foi imediatamente suspensa. Estamos tomando providencias para sanar o possível dano causado”.

Após alguns 50 minutos, o secretário volta com uma  segunda nota, em tom de ameaças à redação do blog, o secretário muda sua versão e é mais agressivo, contesta as imagens e as informações. Veja a nota:

…” Apuramos sua informação e constatamos que a mesma não condiz com a verdade. Com efeito, os dejetos não foram jogados “ao céu aberto”, muito menos deixajos em riacho possível de escorrer para qualquer rio. Perceba que o serviço foi feito, exclusivamente, no intuito inverso de sua tememária e, po isto, abjeta suposição. É que não teria sentido algum retirar os dejetos das fossas e deixa-los em qualquer lugar, ja que o serviço foi executado, justamente, para evitar que se escorra destas para o rio. Em verdade, e por fim, escalareço que foi aberta vala/fossa muito longe de Rio e/ou riacho, que, após despejar os dejetos acabou sendo, imediatamente aterrada. Assim sendo, para se evitar propagação  de falácia e mesmo demanda na via judicial, sugiro que você venha conhecer nossa cidade e, aproveitando, faça sua inspeção in loco”.

O blog lembra ao secretario que é apenas um veículo de informações aberto para todos, tanto par o cidadão que fez a denuncia, trazendo argumentos e fatos comprovados com fotos, fatos estes confirmados por muitos moradores da cidade, os quais dispensam comprovações diante das imagens… Mas não entende as ameaças da “via judicial”, uma tentativa de intimidação que remota o período da ditadura… Esta é exatamente a luta do blog, contra a tirania, a intimidação e a força do Poder sobre os menos informados, esta é a luta do blog, levar informações e ABRIR PORTAS para o execício da cidadania e não da TIRANIA…. A informação ALIMENTA A DEMOCRACIA…

O blog coloca a inteira disposição dos leitores e das autoridades que se interessem, através do e-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!