Em resposta a matéria publicada do Blog, intitulada: Macaúbas: insuficiência de vagas na pré escola forçam pais a pernoitarem 4 dias em fila – em nota enviada a sua redação, a Secretaria da Educação esclarece e informa alguns pontos referentes à Educação Infantil neste Município de Macaúbas, veja a seguir:
“Em 1º lugar, queremos compartilhar com a sociedade a angústia da gestão municipal e da equipe da secretaria que vivemos nesses dias ao ver as longas filas de pais em busca de vagas para seus filhos. Nenhuma ação foi possível de impedir esse ato, pois se assim procedêssemos, arbitrariamente, estaríamos tirando o direito dos pais de escolherem a escola dos seus filhos, e se assim o fizéssemos estaríamos alterando a portaria de matrícula 2016 da rede municipal, documento esse publicado em diário oficial, instituindo o cronograma de matrícula e divulgado, inúmeras vezes nas redes sociais, para que toda a população tomasse conhecimento das datas antecipadamente.
Informamos também, que apesar da angústia de ver os pais nas filas, ao mesmo tempo, a procura pela escola pública engrandece e enobrece o nosso trabalho, pois acreditamos que a procura por esta rede é a resposta que a sociedade atual dá a educação pública municipal. Assim podemos concluir que as longas filas não significam falta de vagas, mas a crescente procura pela escola pública.
Hoje a nossa rede de ensino de Educação Infantil trabalha com no máximo 17 alunos e 2 professores por turma, enquanto outras redes trabalham com até 25 alunos por professor. A ação pedagógica está centrada no principio da ludicidade e no desenvolvimento integral do aluno, conforme os documentos oficiais nacionais, isso tem repercutido positivamente na valorização e confiança da escola pública.
Quanto às creches Municipais (Amélio Costa e Leobina do Rego Pereira) do Programa Proinfância construída em parceria com o Ministério da Educação e mantida pelo município, criteriosamente institui a quantidade máxima de 120 alunos para garantia da qualidade total, assim também estaremos cumprindo a meta I do Plano Nacional de Educação que objetiva atender 50% das crianças de 0 a 3 anos até 2025. Meta essa não só do nosso município, mas do Ministério da Educação em rede nacional.
Quanto as vagas para os nossos alunos da Pré escola – 4 e 5 anos, informamos que estamos engajados em atender todas as nossas crianças da pré escola em 2016, quem tiver conhecimento de alguma criança, dessa faixa etária, fora da escola, por gentileza, encaminhe até a Secretaria Municipal de Educação, pois além da creche Mercedes Rosa temos outras escolas na rede municipal que ofertam e atendem Educação Infantil.
Informamos que o processo de matrícula vem ocorrendo de forma tranquila e as questões pontuais e isoladas serão resolvidas à medida que forem surgindo.
Colocamo-nos à inteira disposição para maiores esclarecimentos.
Liane de Oliveira
Secretária Municipal de Educação”