Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: insuficiência de vagas na pré escola forçam pais a pernoitarem 4 dias em fila.

Fila: sinônimo de poucas vagas!... Sábado a tarde
Fila: sinônimo de poucas vagas!… Sábado a tarde

O portal do IBGE, no endereço www.cidades.ibge.gov.br, trás a informação do último senso populacional realizado em 2010 que o município de Macaúbas tinha naquela época 1.626 crianças de 0 a 4 anos residentes na sede e 2.206 residentes na Zona Rural, na época Macaúbas tinha pouco mais que 47 mil habitantes, já em 2015, a estimativa populacional subiu para 50.262 habitantes, ou seja, um aumento em torno de 8%.

Os dados acima referentes à população infantil, ainda não contemplam as populações de 5 anos, as quais devem se atendidas pela pré escola, o número certamente seria bem maior.

Potões só serão abertos na segunda feira... Vagas todas já tomadas!...
Potões só serão abertos na segunda feira… Vagas todas já preenchidas!…

Com a escassez de vagas nas creches municipais, já se registra longas filas de pais nos portões das escolas, há informações as filas começaram a se formar desde da noite de quinta feira, 26. E os portões só serão abertos na segunda feira, 30.

Atualmente a sede municipal conta com pouco mais de 200 novas vagas para crianças em suas três creches, sendo que a Creche Municipal Mercedes Rosa dos Santos, segundo informações deverá oferecer não mais que 70 vagas, destas não se sabe quantas já estão ocupadas com alunos de rematrícula, esta atende crianças de apenas 04 anos, na fila da Creche Mercedes Rosa, há pelos menos 54 pessoas esperando.

Já a Creche do Alto do Cruzeiro, oferece apenas 36 vagas, sendo que 10 são para crianças de até 06 meses, outras 10 para crianças de 1 (um) ano de idade e outras 16 para crianças de 2 (dois) anos, informam os pais que na fila de espera formada desde sexta feira há pelo menos 48 pessoas. Leva-se que em conta que a taxa de natalidade mensal do município gira em torna de 40 crianças nascidas vivas, nota-se ai um déficit gigantesco na oferta de vagas pela rede municipal. E por fim,  na nova creche, ao lado do Campo do Bahia, está segundo informações de pessoas na fila, deverá oferecer não mais que 100 vagas; na fila desde de quinta feira, há 73 pessoas.

Vagas limitadas!…

No Pais da "limitação", vagas nas escolas não atendem a necessidade: a educação.
No Pais da “limitação”, vagas nas escolas não atendem a necessidade: a educação.

 

Somando a totalidade de vagas das três unidades, tanto com novas e as já preenchidas com alunos de rematricula, não deverá passar de 300 crianças atendidas, ou seja, se considerado o senso de 2010 (1.626 crianças), o município atende menos que 30% da demanda da sede municipal, ficam ai de fora milhares de crianças, tanto da sede quanto do interior do município.

Muitos dos pais na fila desde de quinta feira, queixam da falta de “humanidade”, dizendo que não receberam nenhuma visita de autoridade para prestar informações, pior, fazem denuncia que foram impedidas de entrarem na escola a noite ou quando chove, em algumas unidades informam que tiveram acesso ao banheiro da escola e em outra que o porteiro “quebra o galho” autorizando entra dos pais na hora da chuva.

O que se nota é um completo abandono e falta de informações, foi sugerido a entrega de senha antecipada, mais foi alegado que isso seria um ato de desrespeito para aqueles que compareceriam na segunda feira, dia em que oficialmente os portões serão abertos para a matrícula. No entanto, quase 100 das vagas já estariam preenchidas.

O blog não consegui manter contato com a Prefeitura de Macaúbas para que a mesma possa se posicionar diante dos fatos alegados, no entanto, espaço fica aberto para interessados através do e-mail: [email protected]


error: Conteúdo Protegido !!