Conforme nota do Blog do Vereador Anderson Gumes, “foi realizada nesta quarta feira 18, na Câmara Municipal, AUDIÊNCIA PÚBLICA, com a finalidade de se discutir os problemas de água do município de Macaúbas, compareceram ao evento: o Vice Prefeito Gilbertinho, os Vereadores: Anderson Gumes, José dos Anjos (Ié) , Té Oliveira e Zé Oséas; os secretários de Agricultura João Vaz, Meio Ambiente Lando; representantes da Secretaria de Ação Social, Cristiane Terra e da Secretaria de Educação Sirene; do Diretor do SAAE, José Raimundo, do Engenheiro Dr. Aldo; do Coordenador Cultural da Bacia do Paramirim: Jakson Souza Silva; Presidente do Conselho do Meio Ambiente: Nilda; Presidente do Conselho Sustentável: Adilson; do Coordenador do Comitê Municipal do Programa Água para todos e Gestor do Bolsa Família Roberto Barros e diversos presidentes de Associações do Município e sociedade civil. Na oportunidade foram colocadas as situações das nascentes, das barragens e da qualidade da água servida a população. Ficando assim:
Formação do Comitê pela Preservação e produção de Águas.
Nascentes; Trabalho de Conscientização com as Secretarias do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação, SAAE e Comitê pela preservação e produção de águas, Além da desapropriação do Terrena da Nascente do Maxixe em Contendas, para que o SAAE e a Secretaria possam revitalizar e proteger aquela área, além de melhorar a quantidade e a qualidade da água servida a população.
Sistema de tratamento: O engenheiro Dr. disse que o projeto para a construção de uma nova estrutura para o tratamento da água de Santa teresinha já esta pronto, dizendo que o atual sistema realmente esta totalmente desgastado e inviabilizado e que o SAAE irá estudar outros sistemas afim de melhor a qualidade da água.
Água para irrigação de praças públicas: O SAAE disse que já vai diminuindo, e que juntamente com a prefeitura, irão usar água de poços artesianos para realizar esta tarefa, não mais usando água potável, para esta finalidade.
Barragens: Açude,será proposto ao município, Consorcio dos municípios e CODEVASF, uma parceria afim de que cada parte possa ceder uma quantidade de maquinas para limpeza dos córregos e Bacia da Barragem, enquanto isso o Comitê criado irá fazer visitas a proprietários de terrenos localizados às margens do Riacho começando pela Comunidade do Peixe, chegando a Barragem do Açude.
Barragem Do Rio santo Onofre, o Comitê irá passar uma procuração para o Engenheiro do SAAE, Dr. Aldo, que irá localizar o projeto já existentes, analisar as possibilidades,e em seguida mobilizar os municipios vizinhos interessados na Barragem.
Participação da sociedade civil: Vários, representantes de Comunidade Rurais falaram da situação das suas comunidades, ficando constado em ata, para que o SAAE e município tomem a s devidas providências em curto prazo. Todas as pessoa tiveram direito à palavra sem limite de tempo.
O Comitê Pela preservação e produção de águas irá acompanhar todo o andamento do que ficou decidido na Audiência Pública, além de realizar campanhas permanentes de Conscientização em parceria com os Conselhos, Associações e Secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação e SAAE.
Proposta para realização da Audiência; Vereador Anderson Gumes
Realização: Conselho Municipal do Meio Ambiente Conselho Municipal De Desenvolvimento Sustentável
Sindicato Dos Trabalhadores Rurais
Apoio: Jakson Souza Silva e Vice Prefeito Gilbertinho.