Blog do Alécio Brandão

Secretário de Saúde é sabatinado na Câmara Municipal de Macaúbas.

Abílio disse que saúde enfrenta escassez de recursos (Foto Arquivo)
Abílio disse que saúde enfrenta escassez de recursos (Foto Arquivo)

A convite da Mesa Diretora da Câmara de Macaúbas, presidida pelo vereador Marciel Souza Costa, este presente na manhã desta terça feira, 28, o Secretário Municipal de Saúde de Macaúbas, o enfermeiro Abílio Marcone, após sua explanação sobre a situação atual da saúde local, onde o mesmo disse das dificuldades encontradas devido a queda no repasse pelos governos estadual e federal, além do aumento populacional e ter o município que atender populações de cidades vizinhas, citou também alguns avanços alcançados na atual gestão, citou algumas reformas e ampliações de PSFs em comunidades rurais, da reforma do Hospital e no esforço em manter o equilíbrio entre a procura e a demanda. Em seguida respondeu alguns questionamentos de vereadores. Indagado sobre a UPA, disse que não há previsão de sua abertura, mas que em dezembro o município terá um posicionamento, disse ter sido orientado só abrir a UPA quando o Ministério da Saúde dar uma perspectiva de repasse, informa que a UPA em funcionamento terá um custo mensal em torno de R$ 330 mil, recursos estes que o município não tem condições de bancar sozinho, informa. Disse que na próxima semana o PSF de Contendas terá atendimento médico regular, falou da perda da médica cubana que presta serviços na comunidade de Lagoa do Maurício e que ainda não encontrou substituto. Convidou os vereadores a participarem das reuniões do Conselho Municipal de Saúde que acontecem sempre na segunda terça feira de cada mês.

Foi também aprovado por unanimidade dos vereadores a doação de uma área para construção do Abrigo do Idoso, mantido pela Associação São Francisco de Assis, a área fica ao lado da Creche do Aldo do Cruzeiro. O presidente da entidade Sr. Gilvan Cabral (Bira), fez uso da Tribuna Livre agradeceu ao município pela doação, iniciativa do Prefeito Zezinho e pediu ajuda dos vereadores, do município e de toda sociedade civil na construção do abrigo.

O presidente da Casa, Marciel, disse que na próxima reunião estão presentes alguns secretários do município para falar sobre o orçamento fiscal de 2016 – estimado em mais de R$ 107 milhões.


error: Conteúdo Protegido !!