Um dos temas tratados pelos vereadores oposicionistas nesta sessão de 22 de setembro de 2015, foi a divulgação do resultado parcial do Concurso Público de Macaúbas, o qual ofereceu 190 vagas para diversos cargos. Em sua fala o vereador Cau do PT, disse que há na Justiça processo solicitando investigação, citando o Ministério Público, O Tribunal de Conta dos Municípios e o Judiciário. Em sua fala o vereador disse que: …“Apesar do que se fala nas ruas, só a justiça poderá dizer se houve ou não irregularidade – espero que a justiça descubra se houve ou não ‘malandragem’ e que o pedido é para sua anulação, caso seja comprovadas irregularidades”... E finaliza: …”Se houve fraude as partes envolvidas devem ser punidas”
Na fala do vereador José dos Anjos (Iê do PV), no uso da Tribuna Livre, também fez referências a “prováveis” irregularidades do certame e que o caso deverá ser apreciado pela Justiça em ações movidas pela oposição. O Vereador também mostra uma garrafa de água, segundo ele, colhida em sua região, de cor amarelada, coloca sua qualidade sob suspeita e diz que está sendo servida aos moradores, pede providências do SAAE.
A sessão foi iniciada pelo Presidente da Casa, Marciel Costa Souza, que apresentou dois projetos de Lei, um do SAAE que pede autorização para parcelamento de débito do município junto a autarquia e outro de reajuste do subsídio do município à Filarmônica N. Senhora da Conceição. Nesta mesma sessão esteve presente o Secretário de Meio Ambiente que expôs os trabalhos desenvolvidos por sua pasta, entre eles plantio de mudas, revitalização de nascentes públicas e educação ambiental. Também fez uso da Tribuna o servidor público municipal Júnior Castro que segundo ele, há por parte do SAAE um descaso quanto ao tratamento que é dado aos moradores da região de Contendas se referindo a qualidade da água que é servida aos usuários.
Já o vereador Marcos Pinto (PCdoB), disse que irá entregar o cargo de Líder do Governo na Casa, por não ter acesso ao Excecutivo e que há semanas vem tentando manter contato e repassar as demandas e disse que por diversas vezes vez solicitação a Prefeitura que tomasse providências para retirada de ônibus que ficam estacionados na Praça da Matriz. Marcos também criticou o sistema de sepultamento do Novo Cemitério, afirma que o mesmo esta equivocado, com uso desnecessário de lápide de mármore e sepultamento coletivo e finaliza dizendo que o Município está entregue a “deus dará”.
Anderson Gumes (PDT), lamentou o crescente número de queimadas na zona urbana, se refere a Lei de Lotes Urbanos (nº 566/2013) que prevê multa para donos de lotes que deixa entulhos, mato e sem manutenção e murada. Disse que o Poder Público deve fiscalizar e a população cobrar o cumprimento da Lei.
O blog não consegui manter contato com a Prefeitura de Macaúbas nem com o SAAE para que os mesmos possam se posicionar em relação as questões levantadas pelos vereadores. No entanto, espaço fica aberto para interessados – e-mail: [email protected]