Blog do Alécio Brandão

Dia do Estudante: o que tem para comemorar?

Estudante: o ciclo da roda parada!...
Estudante: o ciclo da roda parada!… (imagem reprodução)

11 de Agosto: 

O Dia do Estudante foi criado em 1827, como uma forma de homenagem à fundação dos primeiros cursos de ciências jurídicas no Brasil. O responsável pela criação dos cursos foi D. Pedro I.

E em Macaúbas? 

Em 1990 foi reativado no antigo CEAS, o Grêmio Prof. Zacarias do Amaral Rego, em homenagem ao primeiro diretor do também extinto Ginásio Aloysio Short, na época teve o apoio do prof. Alan Figueiredo, hoje diretor do CETEP. Com o passar dos anos estes alunos concluíram o segundo grau e a instituição foi ficando esquecida, seus ideais estudantis ignorados – o que culminou em seu total desaparecimento. Hoje a classe estudantil em Macaúbas não tem representação e nenhuma participação ativa.

Na época o Grêmio Estudantil através da mobilização consegui que a Câmara Municipal regulamentasse Lei e instituiu a Meia Entrada para Estudantes em casas de shows, casa de entretenimento, etc. através da Lei Municipal 087 de 22 de setembro de 1995, sendo na época o presidente da Câmara o atual prefeito José João Pereira.

Hoje como estão nossos estudantes? 

Hoje, os estudantes de Macaúbas estão confinados entre os muros dos colégios, parecem mais preocupados com os estudos, os quais também não se ver grandes resultados, ou certamente com seus “smartfones“, mensagens de “zap-zap”, “sexo precoce” e com isso, “famílias” desestruturadas, com meninas estudantes com seus filhos em sala de aula,  a famosa gravidez na adolescência, talvez estejam também preocupados quando e onde vão “fumar” o próximo baseado… Baseando-se nisso, exclui-se deste rol a maioria deles, que apesar de não praticarem tais ações, vivem alienados a um sistema pre moldados, feitos para estes resultados: produzirem alienados, pessoas que não questionem

Por outro lado tivemos avanços, algumas dezenas de estudantes conseguem mais ingressos em faculdades, parecem serem mais “espertos”, quanto a qualidade da educação, ela evolui com o tempo, e o ponto de vista de ontem não serve mais para hoje! Por outro lado houve redução no número dos estudantes, nossa população esta envelhecendo, famílias tendo menos filhos e os filhos destes menos ainda, ou quando tem um outro conceito de “família”, com o “estouro da homossexualidade” promovida pelas mídias e grandes redes de TV! O Arco Ires tem mais cores no Século XXI…

11 de agosto, feliz Dia do Estudante!

Não!… Não há o que comemorar, o controle de alguns partidos políticos após  a acensão de grupos da estrema esquerda no poder, isso a nível de América Latina, manipularam e controlaram os movimentos sociais, entre eles os da classe estudantil, entre outras, como sindicatos… Que o dia do estudante seja todos os 365 do ano, até pós morte, e se assim não aprender a lição que volte e venha resolver seu “Carma”!... Ou seja, passar no vestibular sem fazer cursinho!…


error: Conteúdo Protegido !!