Em Assembléia Geral realizada na última quarta feira, 22 – foi aprovada pelos presentes a criação da Associação dos Moradores do Coité, sugestão do engenheiro civil, Humberto Oliveira, nesta mesma Assembleia, foi apresentado o Estatual Social e eleição da Diretoria, que assim ficou composta: Presidente: Eduardo Cambuí Junior e Vice-Presidente: Alécio Brandão; Tesoureira: Socorro Bastos e2ª Tesoureira: Nair Morais; Secretária: Fernanda Amaral e 2ª Secretária: Fernanda Cambui. Os preparativos para os registro definitivo nos órgãos competentes estão sendo tomados pela diretoria eleita.
Uma das primeiras ações da Associação dos Moradores do Coité será intervir no “entulhamento” da Praça do Coité, com a provável construção de um Posto do INSS, moradores são contra a obra que prevê a derrubada de árvores, descaracterização da Praça, além da obra ferir Leis que proíbem edificação em largos e praças públicas. Outras ações dos moradores através da Associação foi discutida, entre elas a limpeza do bairro que é precária, murada dos terrenos e lotes e sua limpeza pelos seus proprietários, coleta regular do lixo, iluminação pública que é precária e a conservação das nascentes do Coité.
Em elaboração foi apresentado um projeto modelo para a Praça do Coité, as intervenções serão todas feitas pelos moradores que estão contribuindo com a instalação de uma parque infantil, aparelho de ginastica ao ar livre, passeio público e jardinagem. Uma faixa foi afixada na Praça que dá apoio a vinda do INSS à Macaúbas, mas que seja instalado em outro local e a proteção da Praça, sem alterações em seus padrões naturais e originais.
Moradores “sinalizam” que querem ter mais qualidade de vida, mais espaço de convivência para crianças e melhor infraestrutura. O Bairro do Coité é parte da História de Macaúbas, onde ali foi erguida a Primeira Capela em Louvor à Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, sua conservação é no mínimo um sinal de respeito a Fé, a História e ao Meio Ambiente.