Blog do Alécio Brandão

Agosto: inicia a temporada do fogo… Das queimadas irresponsáveis!…

2012... Serra dos Tingues/Macaúbas
2012… Serra dos Tingues/Macaúbas (Foto foi capa do Jornal A Tarde de 1º/11/12)

2012, foi o ano infernal em Macaúbas, durante o período crítico das queimadas, como desculpas de preguiçosos para “limpar” roça, ateando jogo indiscriminadamente no mato e causando queimadas da flora e mortandade de centenas de animais… Apenas neste ano foram registrados pelas autoridades mais de 15 mil focos de incêndio, entre eles o da Serra do Catolés e Coité, devastou mais de 10mil hectares de terras e outros na região dos Tingues, atingindo até o município vizinho de Riacho de Santana e Paratinga. Os incêndios tiveram repercussão nas mídias estaduais e nacionais, tanto nos telejornais e jornais impressos!

2013... Região entre Canto/Curralinho - Macaúbas.
2013… Região entre Canto/Curralinho – Macaúbas.

Na pior época do ano, sem chuvas, vegetação seca e pouca água, é aproveitada para limpar pequenas poções de terra, método ultrapassado que além de prejudicar a terra, a empobrecendo, causa mais danos e prejuízos ambientais que benefícios. As autoridades locais, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente, tem realizado ações para inibir ou reduzir esta prática. No entanto, as penas/multas e as coibições são desproporcionais aos prejuízos causados. Nestes casos até se fala em “educação ambiental”, no entanto, quem mais conhece o poder do fogo é o homem da zona rural, mas entra ai o protecionismo político e a ausência do Poder de Política do Poder Público, o que alimentar o “fogo da irresponsabilidade”.

Denuncie para o IBAMA, ações de agressão à Natureza de qualquer especie, inclusive as queimadas criminosas:

  • Central de Atendimento Linha Verde –  telefone: 0800-618080 (segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 18 horas)
  • Endereço para enviar cartas e materiais – Ouvidoria – SCEN – Setor de Clube Esportivos Norte – Trecho 2 – Edifício Sede do IBAMA – CEP: 70818-900 – Brasília/DF
  • FAX Ouvidoria – (61) 3307-1125


error: Conteúdo Protegido !!