Blog do Alécio Brandão

Praça do Coité: moradores se mobilizam para evitar destruição da Praça.

Coité: Marco Zero de Macaúbas, onde há mais de 200 anos foi edificada Capela em Louvor a nossa Padroeira.
Coité: Marco Zero de Macaúbas, onde há mais de 200 anos foi edificada Capela em Louvor a nossa Padroeira.

Realizada na noite desta quarta feira, 15, reunião dos moradores e convidados na Praça do Coité, com a intenção de evitar a sua destruição com a provável construção de uma agência do INSS, foi alegado por muitos dos presentes o fator histórico que representa o local, sendo o Marco Zero de Macaúbas, onde “acamparam” Bandeirantes, exploradores de minérios, entre eles o Diamante, onde foi construída a primeira Capela em louvor a Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, há mais de 200 anos! Além dos aspectos ambientais, paisagísticos e preservação de um dos poucos espaços públicos de convivência, muito usado por crianças… Além de ser anualmente usado para dar início aos Festejos Juninos da cidade, na madrugada do dia 1º de junho com a tradicional Alvorada e posterior levantar do Mastro de São João na Praça da Matriz… Tudo isso acabaria com a edificação de prédio neste espaço!

Um ponto que foi deixado claro é que os moradores e participantes da reunião não são contra a construção da agência do INSS, muito pelo contrário, visto que, é uma obra importante e necessária para o município, só acham que a cidade tem outras áreas  maiores e mais apropriadas que podem melhor receber a construção da agência do INSS. E ainda alegam que o Coité, é uma área “fim de linha”, não tem mais para onde crescer e com a instalação da agência, na “ponta da cidade”, traria até dificuldade de acesso, sem lugar para estacionar, não tendo área para ampliação futura, além de diversos outros inconvenientes.

Pé de Coité: árvore simbolo do lugar! Onde tudo começou!...
Pé de Coité: árvore simbolo do lugar! Onde tudo começou!…

Foi iniciada uma discussão em torno do aspecto legal da doação da área para construção, visto que há legislação que não permite a edificação em praças e largos públicos. Foi também proposta a criação da Associação dos Moradores do Coité, entidade que poderá dar mais força e legitimidade a esta causa e as carências do Bairro, como melhorias na iluminação pública, limpeza e preservação das nascentes, bosques, etc.

Foi agendada um outro encontro para a próxima quarta feira, 22, às 19h00, ocasião esta que será realizada uma Assembléia Geral para criação da Associação de Moradores e levar a discussão para o Chefe do Executivo, Câmara Municipal e outras entidades, como propósito de revitalizar a Praça.

 


error: Conteúdo Protegido !!