Blog do Alécio Brandão

06 de Julho: um bom dia para reflexão dos políticos e de toda a “Boacaúbas” e também da “Macaúbas”!

03/03/2012.... O caminhos das pedras... Moradores do Alto da pindoba cobram das autoridades a construção de uma lombada!... Urgente! Uma lombada sobre o Rio Santo Onofre poderia resolver tudo!...
03/03/2012…. O caminhos das pedras… Moradores do Alto da pindoba cobram das autoridades a construção de uma lombada!… Urgente! Uma lombada sobre o Rio Santo Onofre poderia resolver tudo!…

Se não fizer diferente tudo será igual…

183 anos, desde de 1832, estamos a procura de nossa emancipação política administrativa, saímos da condição de distrito de Urubu (antiga Paratinga) e caímos na mão de outras “rapinas”!… Que feito extraordinário foi feito por esta terra desde 19832? Um colégio, bancos, órgãos públicos, hospital, sistema de água?… Se considerar isso o “tudo” que Macaúbas conquistou em 09 gerações ou seja, quase 02 séculos, imagine quando sairemos da atual condição?

E qual é a atual condição? 

Talvez seria a de “esperar para ver como fica“… É o que se houve é o que se ver, uma acomodação sistemática dos “bonscaubenses” e dos “macaubenses” e de seus agregados!… E se justificar que também é assim com os vizinhos, que somos “pequenos”, temos uma agricultura de “subsistência”, não temos matéria prima e um comércio que, como mosca”, gira em torno das migalhas do Poder Público e aposentadorias rurais!… O que podemos produzir, fabricar além de meninos e fuxico? Ai, teremos mais 183 anos para lamentações!…

O que temos feito por Macaúbas, a Terra Amiga? 

Podemos começar pela ingratidão… Se olharmos pelo prisma do meio ambiente, a cidade era cortada por diversos córregos, nascentes, vastos bosques, uma beleza arquitetônica sem igual… Apesar de termos legislação, ignoramos e tudo foi sucateado, com loteamentos criminosos, irresponsáveis, ilegais e desnecessários, tudo isso à Luz do dia, com autorização do Poder Público e validado muitas das vezes com “propinas” e “vista grossa” para não prejudicar os “amigos” do poder!…

Hoje passamos por uma crise hídrica disfarçada e escondida pelos órgãos competentes, fazemos rodízio de água (o que caracteriza escassez do produto, isso desde sempre), bebemos água de origem duvidosa e cara!…

O que tem feito todas suas administrações de extraordinário? Algo que fuja do simples, do cotidiano, do elementar? Nada!... Não há um grande projeto, que levasse ele cinquenta anos para ser concluído, sendo assim, já teríamos 03 grandes, que poderia ser uma Universidade? Um Centro Administrativo? (visto que somos a unica cidade da região que a Prefeitura funciona em prédio alugado)… Uma grande barragem? Uma grande cooperativa de produção?… Temos grupos políticos que ficaram mais de meio século no poder e nada de extraordinário foi feito… Mas o pensamento entorno do Erário Público, é que ele é “meu”!… E assim: ...”Farinha pouca, meu pirão primeiro”!...

E você cidadão, o que tem feito por sua cidade?    Coloca seu lixo para fora nos dias e horários corretos? Paga seu IPTU, ISS, CIP, Alvarás?… Se sim, faz apenas o mínimo necessário e de obrigação!… Mas de extraordinário, o que faz? Faz parte de um grupo que cobre uma Universidade para Macaúbas, tem uma Associação de Moradores em seu bairro que cobra melhorias, tipo esgotamento sanitário? Já participou de algum mutirão para limpar a escola de seu filho, para fechar os buracos de sua rua, participa da maioria das audiências públicas, já foi a Prefeitura ou a Câmara se informar das dificuldades do município e prestar ajuda? Já cobrou do seu vereador, deputado, prefeito, a realização de grandes obras, desde que não seja de um quebra-molas em frente a sua casa?… Todos já sabem a resposta!

É possível mudar?

Sim, temos pela frente mais 183 anos!… Como começar? Primeiro,  pensar diferente, planejar diferente e agir diferente… Cobrar, exigir de nós e dos outros ações diferentes, abandonar a “coleira”, perder o medo de ter uma perda temporária e investir num ganho que não será hoje, mas que poderá ser amanhã!… Reconhecer que você é responsável, não transferir responsabilidades todas para os políticos nem para o vizinho!…

Mas de prático o que fazer mesmo?… Comece a não eleger os mesmos políticos de sempre, mude, enove, renove! Se não fizer diferente tudo será igual…  Não divida a sua cidade em duas, a parte da “Boacaúbas” e a da Macaúbas, somos todos um só, não temos cor, não temos bandeiras diferentes… Devemos ter os mesmos ideais de COMUnidade… Esqueça o time de futebol do seu amigo, a sua religião, a sua opção sexual, política e, unidos “somos um só”!...


error: Conteúdo Protegido !!