Conforme convocação de sua presidente Mariá Pires, o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Macaúbas, deverá realizar reunião nesta quarta feira, 06, às 8h00 no Auditório da Câmara de Vereadores. A reunião que deve acontecer a cada dois meses, é aberta ao público. O Conselho é órgão deliberativo e consultivo do município nas questões ambientais, o seu fortalecimento é de grande importância para um ambiente ecologicamente sustentável e equilibrado.
Macaúbas que tem sérios problemas ambientais, principalmente no quesito loteamentos irregulares que vem devastando toda a vegetação em torno da cidade, segundo estudo, há hoje em Macaúbas, mais de 5.000 lotes abertos em quase 30 loteamentos, muitos destes irregulares, caso estes lotes fossem edificados, a população urbana dobraria. No entanto, muitos destes são adquiridos para especulação imobiliária, “investidores” que esperam dobrar seus investimentos em pouco tempo.
O Plano Diretor disciplina a abertura de novos loteamentos, mas sua legislação é atropelada por interesses econômicos e políticos e ingerência do Poder Público, um dos maiores devastadores do cinturão verde em torno da cidade, por se ausentar.