Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: mutilações e supostos envenenamentos causam mortes de árvores.

Crueldade
Crueldade – Rua Antonio Alfredo Souza Filho…

Parece que as árvores urbanas estão incomodando muitos moradores em Macaúbas… Árvores com suspeita de envenenamento e outras com visíveis mutilações em alguns pontos da cidade. A prática não é recente, só na rua Dr. Vital Soares há suspeita de envenenamento de duas árvores, além de derrubadas sem autorização e poldas inadequadas, agora a prática de mutilação “circundando” a arvore em seu tronco com retirada da casca, causou morte de uma árvore na rua Antonio Alfredo Souza Filho, próximo a Capelinha Sta Rita de Cássia – foi feitio um “anel” em torno da árvore que a levou a morte lenta e certamente sofrida. Não se tem informações se houve por parte das autoridade competentes algum tipo de investigação.

Um "anel" em torno do seu troco causou-lhe a morte lenta e certamente dolorosa.
Um “anel” em torno do seu troco causou-lhe a morte lenta e certamente dolorosa.

Há cerca de um mês uma árvore na Rua Dr. Vital Soares morreu sem motivo aparente, há suspeita de envenenamento, pois na base do seu caule, há uma perfuração e testemunhas dizem que foi fruto de envenenamento por Thordon, neste caso também não há posição oficial dos órgãos ambientais.

Nota-se que mais abaixo há apensa um tronco de outra árvore, também não se sabe as causas da morte.

Há alguns meses o blog denunciou um umbuzeiro mutilado na entrada da cidade, segundo a Secretaria de Meio Ambiente o proprietário foi identificado e multado.

Rua Dr. Vital Soares - suspeita de envenenamento.
Rua Dr. Vital Soares – suspeita de envenenamento.

Não há na cidade um programa de preservação e replantio de árvores, a “lenga-lenga” da Prefeitura sempre é falta de dinheiro, mas recursos para contratar cantor de R$ 200 mil para o São João, não falta. A cidade já não conta com seu “cinturão verde”, seu micro clina está comprometido, o calor só aumenta, pois não conta mais com a proteção das árvores e nascentes que a cidade tinha há alguns anos… E pior, a tendência com os loteamentos irregulares é acabar com o pouco que resta.

Falta em Macaúbas um política ambiental séria, uma gestão pública séria, mais pessoas sérias no poder e instituições sólidas e capazes de fazer o contra-peso dos absurdos.


error: Conteúdo Protegido !!