Finalizada por volta das 23h, desta segunda feira, 30, as Sessões da Câmara de Vereadores de Macaúbas, estendida por duas vezes sob a presidência do vereador Marciel Souza Costa (PSB), repudiou, protestando contra a possível ida da Policlínica Modelo para Paramirim, alguns vereadores acharam também inexplicável o provável apoio do Prefeito Beto de Ibipitanga a ida desta unidade para um município que fica há quase 60km dos ibipitanguenses, visto que Macaúbas fica há menos de 30km, podendo atender com mais rapidez seus pacientes, visto num caso de emergência 5, 10 minutos poderá fazer a diferença entre a morte/vida!…
Todos os vereadores foram unânimes em defender a instalação da Policlincia em Macaúbas, alegando ser o município sede regional, como lembrado pelo vereador José Oseias (PV), com cerca de 50 mil habitantes, mais de 30 mil eleitores, centro regional e geográfico da Bacia do Vale do Paramirim, além de possuir estruturas como a UPA, SAMU, foi eleita pelo próprio Território Polo de Saúde, visto que Paramirim, ficou com o Polo de Agricultura. A ida desta Policlinica para outro município, nada mais é do que “arranjo político” do que uma decisão “técnica, consensual e lógica”, rebate um vereador.
Outro tema tratado e discutido foi a transferência de 22% do território de Macaúbas para Riacho de Santana, que segundo o vereador Marcos Pinto (PCdoB), foi um acordo entre prefeitos na época, citando uma reunião ocorrida na Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI), em Salvador, onde técnico da autarquia estatal, confirmou o “acordo de compadres”, para a transferência de parte de Macaúbas. Marcos Pinto, disse que na próxima semana estarão na cidade técnicos do SEI e do IBGE, onde farão visitas pelo interior de Macaúbas, para rever o caso. Já o vereador Anderson Gumes (PDT), disse que só houve “acordo político” que prejudicou Macaúbas, o fato deve ser apurado e responsabilizados os envolvidos.
Outras ocorrências, projetos apresentados e temas tratados:
VENTOSA: O vereador Marcelo Nogueira (PMDB), apresentou emenda modificativa à Lei das Ventosas, de autoria do vereador Anderson Gumes (PDT), o projeto foi recebido com polêmica, uns contra e outros a favor justificando que o projeto original foi desvirtuado, já a bancada situacionista, em defesa do projeto o aprovou por 7x 6…. E neste contesto “O Vento Levou”, o voto do vereador Zequinha do PCdoB, que deu seu voto e não entendido pelos pares, foi feito uma averiguação, ouvindo o áudio/vídeo da sessão como contraprova do que afirmou o Edil. Insatisfeito com a “descrença” dos colegas, usou a Tribuna Livre e se diz ofendido por não crerem em sua palavra!…
FORTALECIMENTO DO COMÉRCIO: Proposto pelo vereador Anderson Gumes, através de sugestão do empresário Juza, um programa que possa fortalecer o comércio local; sendo assim, Anderson propôs ao Plenário da Casa, a formação de uma Comissão Pró-Comercio e realização de Audiência Pública com participação da ACIMAC.
EXCESSO DE COMBUSTÍVEL: Já o vereador José dos Anjos (Ié do PV), fez denuncias sobre supostas irregularidades no uso/consumo de combustível (óleo diesel), pelos carros oficiais da Prefeitura. Citou como exemplo os trechos dos ônibus escolares, tendo consumo superior a média. Iê, cobra apuração da denuncia pelo órgãos fiscalizadores. Rebatido pelo Vereador Marcos Pinto, disse ter um caminhão e que o consumo dos ônibus está dentro do padrão.
HOMENAGEM A DÃO DE CATU: Usou a Tribuna Livre o ex-vereador Jovane Sales, para agradecer a Câmara pela indicação do nome do seu pai, também ex-vereador,para dar nome a um logradouro público ou obra no município. João de Souza e Silva, Dão de Catu, que faleceu há pouco mais de 30 dias, foi diretor do Grêmio Estudantil, Professor, Diretor do Colégio, funcionário público e homem bem relacionado na cidade… Assim foi lembrado pelo seu filho.
LEOBINA REGO PEREIRA: Este será o nome da nova Creche do Bairro Vitória, próximo ao Campo do Bahia. O projeto de Lei, foi aprovado por unanimidade. Dona Leobina, residente na Rua do Arião ou Rua Visconde do Rio Branco, foi lembrada como uma pessoa caridosa, paciente, mãe e esposa dedicada.
SEMANA CULTURAL EVANGÉLICA: Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Nogueira (PMDB), foi apresentado para apreciação do Plenário e aprovado. O Projeto visa viabilizar e valorizar a cultura evangélica, através de uma Semana de atividade, eventos que irão integrar ao Calendário de Eventos do Município. Vereadores pediram apoio ao evento que acontecerá na Semana do Evangélico, terceira semana de maio. Muitos vereadores lembram da importância dos serviços sociais realizados pelas Igrejas Evangélicas no município, Estiveram presentes na sessão o empresário Juza e o Pastor Jailton Santos.
Mais sobre o que aconteceu? Em breve as sessões da Câmara serão transmitidas ao Vivo pela FM Tropicália, projeto que está em estudo pelo seu presidente Marciel Souza Costa. As sessões ocorrem sempre na segunda feira, às 19h15min.
O blog não conseguiu manter contato com o Prefeito de Ibipitanga, com o ex-prefeito de Macaúbas e nem com a Prefeitura de Paramirim. No entanto, espaço fica aberto para interessados que queiram se pronunciarem – e-mail: [email protected]