Blog do Alécio Brandão

Macaúbas: internauta diz que Nascente da Cachoeira não tem potencial hídrico para retirada de água para Curral Velho e está em processo avançado de degradação.

Em nota dirigida à redação do Macaúbas On Off, internauta que preferiu não se identificar, diz que a nascente da Cachoeira “encontra-se em estado avançado de degradação”  e que não tem nenhum potencial hídrico suficiente retirada de água pra abastecer a comunidade de Curral Novo, conforme nota publicada pela Prefeitura de Macaúbas (Clique aqui e veja). O Blog entrou em contato com a Prefeitura de Macaúbas e o SAAE através de suas páginas em rede social e até o momento não obteve retorno, no entanto, espaço fica aberto para interessados.

Nascente da Cachoeira. Leitor diz que está em avançado estado de degradação (Foto. O. Oliveira)
Nascente da Cachoeira. Leitor diz que está em avançado estado de degradação (Foto. O. Oliveira)

A seguir veja nota do leitor do Macaúbas On Off.

“Nascente da “Cachoeira”

A nascente citada acima encontra-se em estado avançado de degradação, precisando de cuidados o mais rápido possível, para que não venha secar, e não tem nenhum potencial hídrico suficiente para ser retirada ou captada para outra localidade, pois o referido bem não está suprindo as necessidades dos moradores daquela comunidade, imagine com a retirada dessa água, como ficam os morados da comunidade local? Quem vai suprir as suas necessidades hídricas num futuro próximo, caso retire essa água?

Mesmo sendo um córrego perene, no tempo da estiagem ele diminui consideravelmente, portanto, com a possível retirada de água para outras comunidades, a população vai sofrer muito com o abastecimento, sem falar que o local está bastante degradado tanto no entorno da nascente, quanto nas margens do córrego. É visto que aos domingos e feriados, o local é usado para banhos, bebedeiras, fogueiras, descartes de latas de alumínio, sacolas plásticas e garrafas de bebidas. O local esta necessitando urgentemente de uma recuperação, só há vegetação na linha do córrego, não chegando a 5m de largura, se essa intenção de retirada de água for mesmo levado adiante, será um paliativo que gerará maiores problemas no futuro.

Vejam o que está ocorrendo neste exato momento no Rio Santo Onofre, ao invés de colocar em pratica o projeto da barragem que se encontra pronto há muito tempo, fazem poços, que sem o recarregamento das chuvas, secam com o uso em grande escala.

Um processo dessa magnitude, que é a captação de água de Cachoeira, deve ser feito após um estudo realizado por pessoas GRADUADAS, com condições técnicas para avaliar se é viável ou não. As pessoas têm que analisar a vazão da água ou quantos metros cúbicos serão utilizados, para que não venha acontecer o que já vem acontecendo em outras nascentes.

Mais como o costume em Macaúbas é primeiro destruir, para depois, quando não houver mais solução, procurar um profissional qualificado para realizar algum milagre. Já temos vários exemplos de nascentes que secaram ou estão para secar como: Algodões, Região de Contendas, Araçás, Pajeú e outras mais. Devido os projetos de pessoas LEIGAS.

Vale lembrar que até a autarquia que gerencia a água do nosso Município, não tem sequer um profissional habilitado no assunto, nem usam a sensibilidade para ver o dano que esta causando as nascentes, nem vendo o sufoco que o Estado de São Paulo esta passando. Poderiam ao menos se sensibilizaram, e tomar os cuidados necessários para preservar as nossas fontes de água. Lembrando ainda das empresas de perfuração de poços que se estalaram na Cidade, onde ninguém sabe como esses poços estão sendo autorizados e se estão, acabando com as reservas do lençol freático do Município, que podem ser usadas no futuro em caso de escassez de água.

 A população de Macaúbas já tem maturidade suficiente para saber que nada é feito através de pensamentos vazios, para agradar uma ou outra pessoa, estamos em pleno Século XXI, e a mentalidade de alguns ficaram pra traz.

Estamos na hora de agirmos pela razão, e pelo interesse coletivo, e não pelo individualismo, em busca de votos, ou interesse próprio. Se essa água for retirada, em pouco tempo, faltará água nas duas comunidades, e ficarão sem o seu bem tão precioso.”


error: Conteúdo Protegido !!